De ontem até às 7 da manhã desta quarta, choveu 22mm em Santiago
16 de Setembro de 2020 às 08:54
De ontem até às 7 da manhã desta quarta, choveu 22mm em Santiago
Imagem registrada às 08 horas da manhã desta quarta: tempo fechado com chuva em Santiago, inclusive com iluminação das ruas acesa devido à escuridão.

Atualização da previsão do tempo, às 08h10min.  desta quarta-feira, 16/09/2020:

E ontem, terça, 15, entre a tarde e a noite choveu em Santiago 8.4 mm. Hoje, até às 07 horas mais 22 mm (total por enquanto de 30 mm).

A madrugada teve temperatura mínima de 11 °C. De tarde não passa dos 19 °C.

Previsão pelo satélite Goes 16: o dia segue com nuvens de chuvas sobre Santiago até aproximadamente o fim da manhã ou parte da tarde. Após, para ou diminui de intensidade.

De quinta em diante prevê alguns dias de sol para o estado, principalmente no final de semana.

Em Santiago, choveu três finais de semana seguidos, mas no próximo promete sol.

Até o final do mês ainda prevê mais uma ou duas chuvas.

Chuvas do mês:

No dia 06 choveu 50 mm, final de semana que passou 45 mm, mais a chuva de ontem e hoje (até às 07 horas deu 30 mm), total no mês, por enquanto, de 125 mm. Já choveu mais que setembro de 2019, quando deu 85 mm, ou seja, neste setembro já choveu 47% a mais que setembro de 2019 e 135 % a mais que o mês passado. Em agosto choveu pouco, deu 53 mm.

Quanto as temperaturas até dia 22:

De hoje até sexta, nas madrugadas e manhãs, acima dos 8 °C. À tarde, com sensação de frio. Mas no sábado e domingo as temperaturas cairão. Até agora neste mês não fez frio pra geadas, mas para a madrugada
de domingo, dia 20, pode ter.

Desde 2009 pra cá, não foram todos os setembros que tiveram geadas, se acontecer agora, será o 4º setembro a ter geadas em 11 anos .

Por enquanto, a temperatura mínima para domingo será entre 3 a 5 graus. Se der 3 °C forma geadas, se der mais que 3 ºC não será deste vez que terá geadas neste setembro.

Hoje faltam seis dias para começar a primavera. A primavera começa dia 22 e, pelas previsões, começará com temperatura agradável e sem chuva, com mínimas próximas de 12 ˚C e máxima de 26˚C.

Logo começa o mês mais chuvoso do ano em Santiago, que é o outubro. É preciso se preparar, pois há previsão de um evento La Niña pela frente, o que pode acarretar em menores volumes de chuva para o estado. Vamos esperar.

Imagem do satélite mostra chuvas com tendência de diminuir ou parar, entre o fim da manhã e começo da tarde.

Fontes: Inmet/ Ufepel/Somar Meteorologia

*Colaboração de Cassal Brum