Trabalhadores ficam soterrados em obra de saneamento, em São Borja
28 de Novembro de 2019 às 18:30
Trabalhadores ficam soterrados em obra de saneamento, em São Borja
Após a liberação das vítimas dos escombros, ambos foram imobilizados, passaram por procedimentos de primeiros socorros e conduzidos ao Hospital Ivan Goulart pelo Samu. Foto: Rádio Cultura AM

São Borja - Uma guarnição do Corpo de Bombeiros e o Samu atendeu a um chamado na Avenida Frei Miguelino, no Bairro Paraboi, por solicitação feita por uma moradora via telefone 193. A comunicante informou que haviam homens soterrados em um buraco de uma obra.

Ao chegar ao local, os bombeiros constataram que duas vítimas estavam presas em uma vala. Ambos eram naturais de Quaraí, realizavam uma obra de escoamento de esgoto da Corsan na via pública e eram funcionários terceirizados da empresa ABS, que presta serviços para a Corsan em São Borja. Com o auxílio do Samu, os trabalhos de resgate tiveram início e se prolongaram por cerca de uma hora, das 10h até às 11h da manhã desta quinta-feira, dia 28.

A equipe utilizou toras de madeira para estabilizar a área e foi necessário a utilização de material de sapa e uma serra de sabre para remover a terra que se acumulava sobre as vítimas. Só então foi possível acessar os trabalhadores, sendo que um deles, identificado com as iniciais R.C.M., de 28 anos, não estava completamente soterrado, restando com o tronco e a cabeça para fora do buraco. Ele possuía fratura exposta no braço esquerdo e se queixava de muitas dores na região lombar e nas pernas.

A equipe de resgate conseguiu fazer uma avaliação prévia dos sinais vitais e pôde oferecer oxigênio a outra vítima, identificada como C.E.F.F., de 49 anos, que apresentava um estado de maior gravidade. Isso porque ele ficou completamente submerso, assim permanecendo por quase uma hora, e foi atingido por uma pedra na cabeça.

Outros trabalhadores informaram que parte da terra foi retirada, antes da chegada dos bombeiros, com uma escavadeira. Este fato, pode inclusive ter agravado as lesões. De imediato, foram retirados todos os maquinários do local e a guarnição realizou um trabalho manual para preservar a segurança das vítimas e das equipes de socorro.

Após a liberação das vítimas dos escombros, ambos foram imobilizados, passaram por procedimentos de primeiros socorros e conduzidos ao Hospital Ivan Goulart pelo Samu. Carlos Eduardo, que havia ficado completamente soterrado foi hospitalizado em estado grave diretamente na CTI. Até o momento da publicação, o local permanecia interditado para a perícia. A Polícia Civil realizou levantamento fotográfico no local e registrou um boletim de ocorrência de acidente de trabalho.

*Com informações de Eduardo Belmonte  

Fonte: Rádio Cultura AM