Aprendamos a pensar e repensar nossos conceitos
08 de Novembro de 2019 às 09:17
Aprendamos a pensar e repensar nossos conceitos
Gente querida, boooa sorte na prova desse domingo, 10. Só a tua presença lá no Enem, já é Deeez!

Obviamente chama a atenção de todos nós, pouco mais de cinco milhões de estudantes terem se inscrito no Exame nacional do Ensino Médio-Enem e 3, 9 milhões terem realizado o exame. Mais atenção nos chama ainda é que 25,1% dos inscritos não se fizeram presentes à prova do dia 03 nov 19. Isso sem dizer que no Distrito federal, 25% não marcaram presença. O que justificaria digamos, essa evasão, desistência, falta de interesse dos jovens quanto a esse método de ingresso no ensino superior? Só no Espírito Santo que hoje tem pouco mais de quatro milhões de habitantes, 102 mil estudantes se inscreveram e 26 mil por motivos logicamente não sabidos, não foram nem conhecer a prova. O que estaria desmotivando os jovens quanto ao estudo? Uma boa pergunta. É preciso pesquisar o porquê.

Bom, pra quem acredita que a porta da faculdade é o Enem, vamos lá. Devemos usar "ss" em todos, eu disse em todos os substantivos derivados de verbos terminados em "Gredir" "Mitir" e "Ceder". Exemplifico: Progredir>Progressão; Omitir>Omissão; Ceder>Cessão. Parece brincadeirinha né? É mas num leve descuido, a gente, "pimba", se foi, bá! Faça grupo de estudos ou sozinho mesmo e faça que nem o Lews Hamilton- acelere!

Deve-se empregar "s" em todos os substantivos derivados de verbos terminados em "Ender", "Verter" e "Pelir". Assim- "Ascender>Ascensão; "Verter>Versão"; "Reverter>Reversão"; "Expelir>Expulsão"; "Repelir> Repulsão".

E finalmente- a conjugação correta é quando "eu fecho" a porta, e não feicho. Ah, pronúncia fechada e nunca aberta como se diz habitualmente errado ( eu fécho). Gente querida, boooa sorte na prova desse domingo, 10. Só a tua presença lá no Enem, já é Deeez! Aprendamos a pensar e repensar nossos conceitos.

Direto da Serra Gaúcha- Oliveira Junior.