Governo do estado busca aumentar a aviação regional
11 de Julho de 2019 às 18:38
Governo do estado busca aumentar a aviação regional
Aeronave da Tow Flex que será usada pela Gol para os voos regionais

O Rio Grande do Sul deverá ter voos ligando Porto Alegre aos municípios de Rio Grande, Bagé, Santana do Livramento, São Borja, Santa Rosa e Passo Fundo. As opções – em fase de conclusão – são resultado de dois decretos assinados pelo governador Eduardo Leite, que alteram o Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS) e possibilitam ao Estado o aumento do número de rotas comerciais regionais.

O programa foi criado no ano de 2015, resultando em seis rotas: Porto Alegre-Uruguaiana, Porto Alegre-Santo Ângelo, Porto Alegre-Santa Maria, Porto Alegre-Pelotas, Campinas (SP)-Passo Fundo, Campinas (SP)-Caxias do Sul.
 
As companhias aéreas que aderirem ao PDAR-RS poderão realizar as atividades através de contratos comerciais com terceiros, autorização que será dada somente para quem mantiver voos regulares em, pelo menos, quatro aeroportos
 
"Este governo tem não só uma visão de equilíbrio fiscal, mas também de desenvolvimento do Estado", destacou Eduardo Leite.
 
De acordo com ele, o incentivo à aviação regional faz parte do projeto de crescimento do Rio Grande do Sul. Nas palavras do governador "Para que possamos renovar os investimentos, é fundamental que possamos encurtar o tempo daqueles que vão levar o desenvolvimento",  uma vez que facilitara o deslocamento de investidores e empresários.
 
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Civil Regional , Frederico Antunes, afirmou que os decretos terão papel de auxiliar no crescimento do Estado.
 
O transporte aéreo deixou de ser algo de elite e, hoje, é uma necessidade pública, por isso, precisa, sim, de políticas públicas de forma a harmonizar o desenvolvimento em todo o território e estancar o êxodo das pessoas dos locais que não têm acesso rápido e seguro
 
Santana do Livramento, Bagé, Santa Rosa, Rio Grande, São Borja e Passo Fundo terão voos regionais da Gol Linhas Aéreas, com destinos ligados à Porto Alegre. O anúncio oficial deverá ser feito nesta sexta, dia 12 de julho, em audiência pública da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa na cidade de Santana do Livramento.
 
Serão arrendados aviões da Two Flex para as operações, cada um com capacidade para nove passageiros.
 
As tabelas de voo já estão no site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
 
Rotas que serão realizadas
 

Por Eden Perez