FESTA JUNINA NO MUNDO: COMO A FESTA É COMEMORADA NO EXTERIOR
26 de Junho de 2019 às 14:13
FESTA JUNINA NO MUNDO: COMO A FESTA É COMEMORADA NO EXTERIOR
Para muitas culturas, a renovação do ciclo solar representa um recomeço e, por isso, tornou-se motivo para festividades.
Celebrar datas comemorativas está entre os principais talentos brasileiros, mas não são só as pessoas daqui que gostam de uma boa comemoração, inclusive quando se trata de festa junina. Se você não sabia que essa data também é comemorada no exterior, chegou a hora de descobrir tudo sobre o assunto. Confira o artigo abaixo!

ORIGEM DA FESTA JUNINA
Pode até parecer que a festa junina originou-se no Brasil, mas, na verdade, a festividade tem origem no exterior, mais precisamente na Europa. A celebração foi criada no norte do continente, com o intuito de comemorar o solstício de verão, que marca o início da estação no hemisfério norte, enquanto no hemisfério sul começa o inverno. Para muitas culturas, a renovação do ciclo solar representa um recomeço e, por isso, tornou-se motivo para festividades.
No entanto, mesmo sendo de natureza pagã, o ritual, com o passar do tempo, ganhou também caráter cristão em alguns lugares do mundo, homenageando São João Batista. Portanto, ouve-se dizer que a festa é "junina" não só por ocorrer no mês de junho, mas, também, por já ter sido chamada de "joanina" (que deriva de João) e ter mudado com o passar do tempo. Por essa razão, este evento que acontece no outono/inverno no Brasil, e aguardado por muitos, também é chamado de festa de São João.
No Brasil, sabemos que essa celebração é dançante e repleta de receitas típicas, principalmente de doces, elementos que vêm sempre acompanhados pelo calor das tradicionais fogueiras. Mas como será que a festa junina acontece em outros locais do mundo?
VEJA ALGUNS DOS PRINCIPAIS PAÍSES QUE COMEMORAM A FESTA JUNINA
BRASIL
No Brasil, durante o mês de junho, espalham-se festas juninas por todo o canto. Porém, na região Nordeste e nos estados de São Paulo, Goiás, Paraná e Minas Gerais, a celebração tem maior expressividade. Muita música, quadrilhas, fogueiras, barraquinhas fartas de diversas opções de comidas típicas, correio elegante, promessas e simpatias para figuras religiosas do cristianismo são as principais características da comemoração.
No cardápio desse tradicional festejo brasileiro que acontece sempre no meio do ano, salgados e doces são feitos, em sua maioria, à base de milho. Entre as delícias, estão cural (nome conhecido no sudeste) ou canjica (nome conhecido para o mesmo doce de milho no nordeste), pamonha, milho verde cozido, bolo de milho, pipoca etc. Além desses quitutes, pé de moleque, paçoca de amendoim, arroz doce e as bebidas vinho quente e quentão também fazem parte do cardápio típico que todos esperam encontrar na comemoração junina.
ALEMANHA
Em alemão, o solstício de verão, modo popular de se referir aos eventos juninos no exterior, é chamado sommersonnenwende. No país, a data é comemorada sob a crença pagã, acontecendo de uma maneira um pouco diferente daquilo que conhecemos no Brasil: em volta de uma fogueira, as pessoas dançam e jogam flores e ervas diversas no fogo para saudar a estação que chega. Como parte da coreografia do ritual, também estão saltos sobre as chamas. 
FRANÇA
Muitas pessoas pensam que as famosas quadrilhas das festas juninas originaram-se no Brasil, mas, na verdade, a dança tem origem francesa. No país, a comemoração leva o nome de fête de la Saint-Jean, que significa "festa de São João". Ainda que a celebração carregue algumas tradições pagãs, sua essência é católica para os franceses, que acendem altas fogueiras para homenagear a figura religiosa de São João Batista, dançam com muita música e realizam uma missa para o santo.
CONCLUSÃO
Descobrir como funciona a cultura em outros países é sempre empolgante para aqueles que pensam em realizar uma viagem internacional ou fazer um intercâmbio, mas não é só para esse grupo que essas informações são relevantes. Para aqueles que estudam línguas ou consideram começar a aprender um novo idioma, saber de elementos culturais internacionais também pode ser muito atrativo na hora de escolher o destino e a época do ano para viajar.
Prepare seu idioma antes de partir para comemorar a festa junina em outro país: conheça os cursos de idiomas da Wizard e comece hoje mesmo seu curso! Quer conhecer a festa junina da França? Ou participar da comemoração da Alemanha? A Wizard tem curso certo para você! Venha conhecer a nossa escola!
Endereço: Rua Bento Gonçalves, 1500, Centro. 

Telefone: (55)3251-2452