Notícias: Geral

Cursos de Medicina Veterinária e Agronomia estão se somando a Radio URI FM

Momento do Agronegócio será um novo programa que envolverá as empresas do agronegócio e os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da URI Câmpus de Santiago.

03 de Dezembro de 2018 às 10:25
O objetivo dessa integração será o de transmitir aos ouvintes conteúdos atuais e de relevância para a sustentabilidade do Agronegócio.
O objetivo dessa integração será o de transmitir aos ouvintes conteúdos atuais e de relevância para a sustentabilidade do Agronegócio.

A equipe da rádio universitária (106.1) esta como uma nova proposta de programa, o qual terá como compromisso levar aos empresários e trabalhadores do campo a informação mais qualificada, para tanto esta surgindo O “Momento do Agronegócio” um novo programa que envolverá as empresas do agronegócio e os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da URI Câmpus de Santiago. O objetivo dessa integração será o de transmitir aos ouvintes conteúdos atuais e de relevância para a sustentabilidade do Agronegócio. Nesse sentido, entendemos que a informação é de fundamental importância para as empresas na divulgação de seus processos e/ou produtos, com a finalidade de contribuir no planejamento e antecipação de problemas que possam alterar a matriz econômica dos Municípios.

A região na qual se insere a rádio da URI – Câmpus de Santiago, conta com inúmeras propriedades rurais, cooperativas, empresas agropecuárias, agroindústrias, clínicas veterinárias, pet shops entre outros, razão pela qual a Universidade é sensibilizada por essa demanda, momento em que se vislumbrou a oportunidade de oferecer esse serviço.

Abrangendo 13 municípios com menos de 200 Km de distância da cidade de Santiago, a Região centro-oeste do Estado do Rio Grande do Sul vem caracterizando-se por um processo de franco crescimento. Atualmente, a sua população conta com 229.588 habitantes, representando 2,02% do RS. Por outra parte, estes Municípios, juntos, somam 19.459,30 Km2 correspondendo a 7,23% da área total do estado, portanto, uma imensa área para ser trabalhada na qualificação dos recursos humanos residentes nessas localidades.

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Santiago, está inserida em uma região que determina a agropecuária como sua principal atividade econômica, sendo a informação uma importante ferramenta para o desenvolvimento regional. A qualificação técnica e gerencial no setor agropecuário são de interesse dos municípios da região de abrangência da rádio.

Da produção gerada no campo, surgem, como forma de organização daqueles trabalhadores, cooperativas e outras entidades relacionadas à busca de um maior desenvolvimento e, ao mesmo tempo, valorização, da prática de atividades agrícolas, seja na pequena, média ou grande propriedade. 

Comentários

Mais Notícias: Geral