Notícias: Geral

Heróis de farda: Policiais militares impedem suicídio em Santiago

Com técnicas de controle de situações de tensão os policiais militares evitaram que o homem se jogasse de uma ponte.

16 de Setembro de 2018 às 20:13
A ação dos policiais militares ocorreu justamente no Setembro Amarelo, mês de prevenção ao Suicídio no Brasil. Foto e fonte: Rafael Nemitz.
A ação dos policiais militares ocorreu justamente no Setembro Amarelo, mês de prevenção ao Suicídio no Brasil. Foto e fonte: Rafael Nemitz.

Na tarde da última sexta-feira, 14, o fone 190 da Brigada Militar de Santiago recebeu ligação de um homem de 30 anos, prestes a cometer suicídio em um viaduto na BR 287 no bairro Jardim dos Eucaliptos. Os policiais militares Marcos André Oliveira de Almeida, Josué Ribeiro Rodrigues, Lasier de Oliveira Silveira, Vinicius dos Santos Bonato e Renan dos Santos Friggi atenderam o caso e com técnicas policiais de controle de situações de tensão evitaram que o homem se jogasse da ponte.

Na ligação, o homem repassou dados de sua mãe para que os policiais entrassem em contato com ela e informou que não estava satisfeito com sua vida, em função de problemas pessoais. Ao perceber que tratava-se de uma tentativa de suicídio, o soldado Marcos André Oliveira de Almeida, que atendeu o 190, acionou duas viaturas que faziam policiamento na cidade e buscou acalmar o homem no telefone, tentando fazer com que ele desistisse de consumar o suicídio. O SAMU também foi acionado.

No local, próximo à Ervateira São Gabriel, as guarnições compostas pelo Sargento Josué Ribeiro Rodrigues e soldados Lasier de Oliveira Silveira, Vinicius dos Santos Bonato e Renan dos Santos Friggi encontraram o homem sentado na mureta do viaduto, com parte do corpo para o lado externo da ponte, que tem altura de 10 metros, suficiente para causar graves ferimentos no homem e levá-lo a morte se os policiais não chegassem a tempo.

Os policiais bloquearam o trânsito e seguiram o trabalho iniciado pelo soldado Marcos via fone 190, conscientizando o homem a desistir do suicídio. Ele, porém, entrou em pânico e qualquer movimento brusco poderia ocasionar sua queda. Durante a conversa, os policiais conseguiram acalmá-lo e em uma ação rápida o sargento Josué puxou a vítima em segurança da mureta do viaduto. O SAMU realizou o primeiro atendimento e levou o homem para o Hospital de Caridade de Santiago, onde ele ficou internado.

A ação dos policiais militares ocorreu justamente no Setembro Amarelo, mês de prevenção ao Suicídio no Brasil. Em Santiago, profissionais que atuam na área de Saúde Mental do Município estão desenvolvendo atividades para prevenir esses casos. No dia 27 de Setembro, a Câmara de Vereadores em parceria com a URI Santiago promove, às 21h, palestra de prevenção ao suicídio com a psicóloga Marianita Ortaça, no Salão de Atos da Universidade. As ações buscam diminuir o número de suicídios em Santiago, município que tem registrado várias tentativas e casos consumados nos últimos meses. 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral