Notícias: Geral

Casa do advogado é inaugurada em Santiago

Presidente da subseção de Santiago, José Marcelo Lemos Palmeiro, destacou a grande importância que a sede representa para a advocacia de Santiago e Jaguari.

20 de Julho de 2018 às 10:50
O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, enfatizou a gratidão de estar presente em um momento tão importante. Fotos: Comunicação da OAB/RS
O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, enfatizou a gratidão de estar presente em um momento tão importante. Fotos: Comunicação da OAB/RS

Santiago teve, no início da noite da ultima quarta-feira (18), o desenlace de um projeto histórico da OAB/RS. Com a marca de ser a sede construída com maior celeridade na história da seccional gaúcha, a subseção de Santiago foi inaugurada pelo presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e pelo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, sob o clamor de advogados, conselheiros e dirigentes da Ordem. A nova sede será a casa dos 332 advogados da região.

“Essa é uma construção coletiva, uma obra de todos, enraizada e eternizada pela união e pelo comprometimento”, disse Breier. Ressaltou, também, o baixo custo de manutenção desse tipo de construção. “Santiago é a segunda sede, a primeira foi São Gabriel. E ainda haverá muitas vindouras, a receber esse caráter inovador de construções da OAB. Essa sede, construída em menos de um mês, além de não necessitar de pintura, recolhe água da chuva e transfere para a irrigação dos jardins, bem como para a utilização interna”, elencou Breier.

“Além disso, precisamos considerar dois pontos de economia fundamentais: o isolamento acústico e o isolamento térmico, este minimiza a transferência de calor e, assim, garante mais conforto ao ambiente, além de ser uma maneira de economizar energia. Com o isolamento térmico é possível economizar de 45 a 55% de energia no resfriamento ou aquecimento”, aferiu. “Esses são pontos fundamentais, demonstram a preocupação social da Ordem com uma questão contemporânea: a escassez de recursos naturais de nosso planeta. Temos de nos pautar no consumo consciente dos recursos. Por esse motivo, estamos fazendo a nossa parte. Parabéns a toda a advocacia de Santiago!”, finalizou.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, enfatizou a gratidão de estar presente em um momento tão importante. “Quanta emoção por estar aqui. Se eu pudesse traduzi-la em palavras para mostrar neste momento o que eu sinto, seria o homem mais feliz do mundo”, começou. “O Rio Grande do Sul me orgulha. Temos a noção do trabalho que estamos realizando, com a visão da responsabilidade da nossa instituição, materializada aqui e com recursos dos advogados. Uma obra verdadeiramente coletiva. Afinal, a OAB/RS hoje tem recursos da sua própria fonte, pois somos nós, advogados, que sustentamos sem precisar de recursos públicos”, enalteceu.

“Gratidão é dívida que não prescreve e por isso serei eternamente grato a todos vocês. Quando iniciamos este projeto em 2007 fizemos uma série de promessas a toda a advocacia gaúcha e brasileira. São inúmeros os compromissos que assumimos com os advogados e advogadas gaúchas, como fim da compensação e do aviltamento de honorários, as férias para os advogados, o fim do parágrafo 4º do artigo 20 do atual CPC e a contagem de prazos em dias úteis”, lembrou. “Hoje estamos cumprindo mais uma promessa. Assim como todas as que tínhamos prometido. Mas, ainda falta um último suspiro: o projeto de lei que criminaliza o desrespeito às prerrogativas da advocacia. Estamos a um passo desse projeto ser aprovado.

Sobre a campanha Vote Consciente, o presidente nacional falou sobre a necessidade de mudar a situação política do país. “Todos nós temos um compromisso em comum, que é definitivo, importantíssimo. Muito tem sido dito desta crise moral ética e sem precedentes. Ouso comparar o atual momento com a época da ditadura. No entanto, todos lutávamos por um objetivo em comum: a democracia. Hoje estamos divididos, mas a OAB/RS permanece unida”, bradou.

“Nós temos também que perceber a nossa força sobre tudo isso que estamos vivendo. Não há democracia sem política, não há política sem políticos. Precisamos de comprometimento com a causa do Brasil”, argumentou. “O maior compromisso da advocacia deste momento é conscientizar a cidadania do poder e dever do voto. Uma eleição que já inicia contaminada não será a eleição que queremos, caso não tivermos consciência da necessidade de renovação”, ratificou. “Temos a maior de todas as ferramentas para transformar o atual cenário: que é o poder e dever do voto. Voto não tem preço, tem consequência e é um instrumento indispensável para garantir uma nova nação para o nosso futuro”, assegurou.

Mais autoridades destacam importância da nova sede

O presidente da subseção de Santiago, José Marcelo Lemos Palmeiro, destacou a grande importância que a sede representa para a advocacia de Santiago e Jaguari, comarcas que a subseção compreende, tendo em vista que ela dá um melhor aparelhamento aos advogados. “Com a nova sede, ficamos independentes das dependências do fórum. Isso nos permite, além da melhoria estrutural, trazer outros serviços aos advogados. Esse espaço que recebemos, um ótimo espaço de 170m² de área construída, com estacionamento e posteriormente área verde se destaca por ser uma construção sustentável”, aferiu.

“Isso traz uma importância muito grande para a advocacia de forma geral. Para a região foi uma novidade, desde o início quando começaram a ser construídos os módulos, isso causou um impacto na população e nas construtoras, que não conheciam essa modalidade. Uma inovação da OAB, assim, agregamos valor para a advocacia e para a sociedade. O que nos deixou mais surpreso foi o tempo de construção: foram necessários apenas 29 dias trabalhados. Ficamos honrados de a subseção de Santiago receber esse projeto inovador”, pontuou. Agradeceu, por fim, aos dirigentes da Ordem que tornaram esse sonho possível.

A presidente da CAA/RS, Rosane Ramos, falou que “enquanto a OAB tem como missão a defesa do Estado Democrático e a defesa das prerrogativas da advocacia, a CAARS tem o cuidado com o advogado e seus dependentes. Além dos benefícios, o cuidado com o advogado perpassa por uma infraestrutura como esta, que dá condições dignas para atuação da advocacia, que merece. Um sonho que se sonha só é só um sonho. Um sonha que se sonha junto se torna realidade”, falou.

O ex-presidente da subseção da gestão da década de 90 e 2000, Aléssio Viero Neto, ratificou a importância da inauguração da sede local para a região. “Por duas vezes fui presidente. Como vivi duas épocas distintas, posso afirmar que hoje há uma nova postura de uma nova Ordem gaúcha, graças a Lamachia e Breier”, elogiou. “Hoje com a construção e entrega desta casa, pleiteada com incansável luta, completamos o sistema de justiça de Santiago como um todo, para toda a advocacia e cidadania da região”, asseverou.

Também compareceram ao evento: o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o diretor-tesoureiro da OAB/RS, André Luis Sonntag; o presidente da subseção de São Francisco Assis, Jari Espig; a presidente da subseção de Luiz Gonzaga, Neiva Ojop; o presidente da subseção de Santa Maria, Péricles Lamartine; o coordenador das subseções, Jorge Fara; a diretora do fórum, Ana Santos; o deputado Edu Oliveira; o vice-presidente da subseção, Julio Endres Filho; a secretária-geral da subseção Eveline Simões; secretária-geral adjunta, Marione Alcantara e o tesoureiro, Iorke Santos Athaídes.

Fotos vinculadas

Fonte: Departamento de Comunicação da OAB/RS - Jornal da Ordem

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral