Notícias: Geral

Conselho Municipal de Trânsito deliberou sobre a condução de bicicletas motorizadas

Fica proibido o uso de bicicletas motorizadas por crianças, adolescentes e adultos não habilitados em Santiago

09 de Outubro de 2017 às 13:39
Foto: Brigada Militar / Divulgação
Foto: Brigada Militar / Divulgação

Na manhã da última sexta-feira (06/10), o Conselho Municipal de Trânsito reuniu-se para discutir ações urgentes a serem adotadas pelos órgãos de fiscalização, sobre a condução de bicicletas motorizadas (motor à gasolina) em via pública. O encontro realizado no auditório Caio Fernando Abreu, anexo a Câmara de Vereadores, discutiu os vários casos de crianças e adolescentes flagrados na direção das bicicletas motorizadas colocando em risco a segurança de todos.

A preocupação decorre do enorme risco que esses jovens se expõem no trânsito. Principalmente, os que realizam manobras perigosas.

O Delegado Charles Dias do Nascimento, Chefe da 21ª região Policial, afirmou que a Delegacia dos Delitos de Trânsito adotará todas as providências cabíveis, havendo a apreensão de adolescente na direção deste tipo de ciclomotor. Inclusive decorrendo responsabilidade criminal para o proprietário, pai ou responsável que entregar o veículo a menores de 18 anos.

A Guarda Municipal de Trânsito apresentou fotos registradas pelos controladores de velocidade em alguns pontos da cidade. Claramente pode-se identificar um adolescente conduzindo bicicleta motorizada, sem usar capacete ou qualquer equipamento de proteção. O equipamento registrou velocidade acima dos 50km/h.

Por sugestão de membros do Conselho, uma campanha de conscientização ganhará espaço nas redes sociais e meios de comunicação. Como forma de alertar os pais, responsáveis e os próprios jovens sobre os riscos decorrentes do uso das bicicletas motorizadas. Adultos não habilitados também estarão sujeitos à algumas medida legais.

Caso uma criança ou adolescente for flagrada na direção das bicicletas motorizadas em via pública, ocorrerá a sua apreensão por ato infracional, além da apreensão do veículo. Os pais ou responsáveis serão acionados a comparecer na Delegacia de Polícia.

Estas e outras providências têm como principal objetivo evitar que acidentes graves, inclusive com morte, ocorram em nossas ruas. É importante que jovens, pais ou seus responsáveis tenham consciência do risco que a condução das bicicletas motorizadas por pessoas não habilitadas proporciona.

Fonte: 5º RPMon./Comunicação Social.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral