Notícias: Geral

1º Encontro Cerva Vale do Jaguari movimentou o final de semana em Santiago

Foram disponibilizados mais de 700 litros de chope nos mais diferentes estilos.

09 de Outubro de 2017 às 08:44
Sim, aqui no Vale do Jaguari nós temos cervejas artesanais de muita qualidade. 1º Encontro Cerva Vale do Jaguari foi um sucesso.
Sim, aqui no Vale do Jaguari nós temos cervejas artesanais de muita qualidade. 1º Encontro Cerva Vale do Jaguari foi um sucesso.

A região do Vale do Jaguari é conhecida pela fabricação de vinhos e seus derivados, além de cachaça e também o popular Maristão. Com a popularização das cervejas artesanais no Brasil, formou-se um núcleo de produtores de cervejas artesanais na região. No último sábado, 07 de outubro, a Associação dos Cervejeiros Artesanais do Vale do Jaguari (Cerva) promoveu o seu primeiro encontro no bar do Brauner.

Eventos como esse tornaram-se frequentes em cidades como Porto Alegre e Santa Maria, porém em Santiago esta é a primeira vez que ocorre algo do gênero. Para esta primeira edição, foram disponibilizados pelos cervejeiros da Cerva mais de 700 litros de chope dos mais diferentes estilos, os quais eram liberados para consumo para todos aqueles que adquiriram convites.

Para animar o evento e harmonizar perfeitamente com os diversos estilos de cervejas artesanais, nada melhor do que rock clássico. No playlist, canções de Black Sabbath, Dire Straits, The Who, The Eagles, Queen, Rolling Stones, Led Zeppelin, Jimmy Hendrix, Pink Floyd, Rush, AC/DC, etc. Nas torneiras e garrafas, estilos de cerveja como Pilsen, Irish Red Ale, Pale Ale, American Stout, Weissbier, dentre outros. E para aplacar a fome do público presente, hambúrgueres e fritas.

"Aroma", "carbonatação", "harmonização", "malte", "lúpulo"... Essas eram algumas das palavras mais ouvidas no evento. Afinal de contas, são termos familiares utilizados por aqueles que se aventuram na fabricação de cervejas artesanais. E tal qual como alquimistas, eles conseguem fabricar cervejas com os sabores mais inusitados. Para se ter uma ideia, no evento de sábado havia a disposição do público uma cerveja no estilo Pumpkin Ale, ou seja, uma cerveja feita de... abóbora!!! O resultado ficou excelente no que se refere ao aroma, sendo uma cerveja bastante refrescante e deliciosa. Segundo Rafael Pozo, integrante da Cerva, foi nos Estados Unidos que surgiu a ideia de se produzir cervejas a partir de abóboras para aproveitar o excedente da produção. Ela costuma ser fabricada em grande escala no mês de outubro, época do Halloween. Outra cerveja que fez sucesso, principalmente entre as mulheres, foi a Fruit Beer Morango.

O 1º Encontro dos Cervejeiros Artesanais do Vale do Jaguari foi um verdadeiro sucesso, contando com um excelente público. Um novo encontro está marcado para o dia 14 de novembro, véspera de feriado, tendo por local o Green Espaço para Eventos.

Por Marcos Contreira.

 

Fotos vinculadas

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral