Notícias: Geral

Corsan inaugurou poço que garantirá abastecimento pleno de água em Santiago
24 de Novembro de 2023 às 21:50
A realização demandou um considerável investimento, envolvendo o uso de equipamentos e a contratação de profissionais para alcançar o aquífero Guarani. Foto: Ieda Beltrão
A realização demandou um considerável investimento, envolvendo o uso de equipamentos e a contratação de profissionais para alcançar o aquífero Guarani. Foto: Ieda Beltrão

Na manhã desta sexta-feira (24), foi inaugurado o poço artesiano capaz de garantir o abastecimento pleno para quando a barragem atingir níveis alarmantes, o que aconteceu no começo de 2023, quando os santiaguenses ficaram apreensivos devido aos níveis de escassez de água decorrentes de uma forte estiagem. Diante da situação, o município tomou medidas e a Corsan respondeu, implementando a construção do poço artesiano.

O poço artesiano junto à barragem da Corsan de Santiago conta com um investimento de R$ 3 milhões; 580 metros de profundidade e vasão de 70 litros por segundo, o que dará segurança para período de estiagem.

O titular da Superintendência Regional da Fronteira, com sede em Alegrete, Maximiliano Alves de Moraes disse que o momento foi muito esperado, frente ao período prolongado para execução da obra. O poço do porte ora inaugurado tem reserva técnica para suprir eventuais quadros de estiagem. Segundo ele o uso não se dará quando a barragem estiver prestes a secar, mas assim que apresentar redução no volume de sua cota máxima. O bombeamento, no caso, será de no máximo 18 horas por dia. Max informou ainda que os investimentos da Corsan em Santiago não param por aí. Estão previstos recursos em esgotamento sanitário, redução da vasão da Estação de Tratamento e utilização de poços artesianos em outros pontos da cidade./ A ideia é usar mais a água subterrânea e menos a superficial.

A presidente da Corsan Samanta Takimi que este presente no ato de inauguração destacou a importância da demanda e que a Corsan/Aegea quer manter sempre a aproximação com os municípios, assinalando o interesse dos gestores locais na regularização de contratos, considerando a particularidade de cada cidade. O ex-gestor da Unidade da Corsan Lusardo Parise, que acompanhou todo o processo de perfuração do poço manifestou sem contentamento em ver um sonho de Santiago ser concretizado. A atual gestora, Joseane Machado disse que agora é possivel respirar mais aliviado, em relação ao abastecimento de água, durante os períodos de estiagem.

O prefeito Tiago Gorski Lacerda e o vice- Marcelo Gorski de Matos destacaram se tratar de um momento histórico, já que água é vida e um serviço essencial para todos. “O dever foi cumprido e precisamos celebrar esta conquista, acrescentou”.

Hoje, com a quantidade significativa de chuva nos últimos meses, a barragem de Santiago permanece na capacidade máxima, afastando a possibilidade de preocupações por um bom tempo.  

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral