Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) está associado a chuvas torrenciais, rajadas violentas de vento, granizo, descargas atmosféricas e, eventualmente, tornados.
16 de Novembro de 2023 às 09:32
A região noroeste do Rio Grande do Sul registrou na noite desta quarta-feira, 15/11, fortes temporais em diversos municípios. Além da chuva expressiva, houve também precipitações de granizo e vendaval.
A cidade mais atingida pelo temporal foi Giruá, o que ocasionou muitos estragos: casas foram destruídas, postes, árvores, coberturas de residências e galpões foram arrancados pela força dos ventos. Além da interrupção no fornecimento de energia, rodovias que levam à cidade foram parcialmente interrompidas. Na ocorrência mais grave, a fisioterapeuta Isabeli Soardi, de 26 anos, perdeu a vida após o desabamento de um complexo esportivo no qual ela estava. Outras 57 pessoas ficaram feridas.
Em Cerro Largo, de acordo com dados da estação meteorológica da UFFS-Cerro Largo, de domingo até hoje às 8h da manhã, choveu cerca de 186mm. O acumulado de chuva, no mês de novembro, já alcança os 285mm na cidade. Apesar do registro de ventos de até 77 quilômetros por hora, felizmente houve poucos danos.
Outras cidades que foram atingidas pelo temporal foram Salvador das Missões, Campina das Missões, Santa Rosa e Augusto Pestana.
Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) causou tempestade severa na região:
Imagens de satélite registradas a 0h desta quinta-feira, 16, mostraram um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) sobre o Sul do Brasil. Trata-se de um aglomerado circular de nuvens de tempestades com chuva intensa e temporais. Fenômeno típico desta época e de formação noturna, podendo continuar durante o amanhecer se as condições forem propícias. Normalmente, estão associados a chuvas torrenciais, rajadas violentas de vento, granizo, descargas atmosféricas e, eventualmente, tornados. No Brasil eles nascem inicialmente no Paraguai e quase sempre atingido com mais força o oeste dos três estados do sul do país,e também o sul,sudoeste do Mato Grosso do Sul."Nascem" quando o calor e a umidade estão em niveis altos,ele pode atingir até 500k km² e com o formato redondo.
Comentários
Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!