Centenas de candidatos ao Vestibular de Verão 2024 da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) realizaram neste domingo (29), a prova presencial e online da 1º edição, que possibilita o ingresso no próximo semestre, em um dos 12 Cursos de Graduação presencial, do Câmpus de Santiago. A prova, que foi realizada de maneira única, teve início às 13h e se estendeu até as 16h, sendo em formato de redação.
- O dia da realização do Vestibular, é sempre um dia especial para a Universidade! É um momento em que podemos perceber o desejo destes candidatos de encontrarem um caminho profissional. Assim seguimos trabalhando com a esperança, possibilitando que pessoas de qualquer idade, confiem em nosso trabalho, seja para a sua primeira graduação ou segunda -, enfatiza o Diretor Geral, Professor Júlio César Wincher Soares.
Foram quatro horas de uma prova única, em formato de redação, que possibilitou que os candidatos escolhessem uma abordagem, diante de dois temas. De acordo com a Professora Maria Saleti Reolon, responsável pela equipe de provas no Câmpus, os dois temas propostos no processo seletivo, eram atuais e presentes. Sendo eles: “A solidariedade é o sentimento que melhor expressa a dignidade humana”, de Franz Kafla e “Os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo, especialmente nas redes sociais”.
- O primeiro tema que envolve a solidariedade, busca trazer o sentimento que possuímos, principalmente agora após tantas tragédias naturais envolvidas no estado. Então a solidariedade expressa a dignidade humana e também aquela nossa ação de auxiliar e proteger, bem como, conduzir a melhorias e a qualidade de vida. Já o segundo tema, traz uma abordagem muito presente diante do mundo contemporâneo. O uso da comunicação e das novas tecnologias, permitem esse acesso à liberdade de expressão, pondo em questionamento até que ponto ela existe e como deve ser tratada. Diante desses dois temas, confiamos que nossos candidatos tenham se saído bem e conseguido uma boa abordagem em suas redações -, relata a Profª Maria Saleti.
O Vestibular de Verão da URI Santiago abre a possibilidade de ingresso ao mundo acadêmico, para os candidatos de todas as idades, bem como os que já possuem alguma graduação. Como foi o caso da Administradora, Jucieli Leal, de 28 anos, que almeja por meio do processo seletivo, ingressar no Curso de Direito, a URI Santiago. A candidata relata sobre a boa escolha dos temas, diante das abordagens atuais.
- A temática foi super tranquila, tendo em vista os últimos acontecimentos, voltados a necessidade da solidariedade em nosso estado. Foi bom poder transcrever o que passamos e abordar sobre algumas reflexões sentidas diante do assunto. Acredito ter tido um bom desempenho e espero ansiosa pela vaga no Curso - afirma a candidata.
A satisfação de dever cumprido também esteve presente, em quem busca seguir seus estudos, agora na graduação. Como é o caso da jovem Bibiane Fogliarini, de 18 anos, que deseja cursar Medicina Veterinária na Universidade.
- Consegui argumentar durante a redação e ainda trazer algumas questões voltadas aos limites, bem como, o excesso de opinião e suas más colocações. Vejo como um tema importante, que deve ser debatido entre jovens e adultos. Foi interessante abordar a temática e minhas expectativas estão altas neste processo seletivo -, afirma Bibiane.
Já Gabriel Lima, de 21 anos, se inscreveu no Vestibular de Verão almejando a vaga no Curso de Agronomia da Universidade. O jovem que já trabalha na área, tem interesse em se aperfeiçoar e conquistar a tão sonhada graduação.
- Eu como já trabalho na área da agronomia, presenciei alguns problemas no setor em relação aos desastres naturais deste ano, sendo assim, consegui me expressar bem no tema voltado a solidariedade. Acho necessário que o tema siga sendo comentado e seguido nos demais casos. Estou confiante da minha vaga e torcendo pelo início desta nova jornada na URI Santiago -, comenta Gabriel.
Enquanto os candidatos realizavam suas provas, familiares e amigos aguardavam do lado de fora. Ansiosos e na torcida, alguns transitavam pelo Câmpus, conhecendo os espaços da Instituição, como foi o caso da Dona Noeci Terezinha Medeiros, de São Borja, que acompanhava a filha Diandra, de 17 anos. A mãe emocionada com este novo capítulo da vida de sua filha, relata que já formou um filho no Curso de Agronomia na URI Santiago e confia na boa formação que a caçula terá.
- Minha filha sonha em cursar Arquitetura e Urbanismo e a URI Santiago, recebeu bem o nosso filho mais velho, já formado em Agronomia. Mesmo de coração apertado, acompanhamos e juntos realizaremos este sonho, desta vez da Diandra -, ressalta Dona Noeci.
Outro pai que se manteve na torcida enquanto o filho realizava a prova, era o Sr. Marco Antonio Bolzan, que aguardava o filho que deseja cursar a nova opção da URI Santiago, o Curso de Biomedicina.
- É gratificante ver meu filho buscando conhecimento, já tenho dois filhos atuando na área da saúde e ver o mais novo também querendo seguir os mesmos passos, nos enche de orgulho -, afirma Sr. Marco.
O Vestibular de Verão da URI Santiago, oferta neste ano, 12 Cursos de Graduação Presencial, sendo eles: Administração; Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Ciência da Computação; Ciências Ambientais; Ciências Contábeis; Direito; Enfermagem; Farmácia; Medicina Veterinária; e Psicologia.
A Diretora Acadêmica e coordenadora do Vestibular de URI Santiago, Profª Claudete Moreschi, explica que o processo seletivo representa a possibilidade de reimaginação do futuro profissional de jovens, diante de sua escolha profissional.
- Estamos felizes de possibilitar aos nossos jovens a oportunidade de fazerem parte da turma da inteligência natural da nossa Universidade! A expectativa é de acolhermos nossos calouros para que no próximo ano já possam fazer parte da URI, ou seja, da Universidade presente em Santiago e região -, ressalta Profª Claudete.
A primeira edição do Vestibular de Verão da URI Santiago, recebeu candidatos do município e demais cidades da região, possibilitando a chance de construírem seu futuro no Câmpus. O listão dos aprovados, será divulgado na terça-feira (31), às 10h30min, nos canais oficiais da URI Santiago, como o site, as redes sociais e a Rádio URI FM 106.1.
A Universidade somente considera oficiais e válidos, para todos os efeitos, as listas de candidatos chamados à matrícula, publicadas em seus Câmpus e no site da Instituição. A matrícula dos ingressantes já inicia no dia 31 de outubro, após o listão. Informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3251-3151 ou whatsapp (55) 9 9721-2449.
Fonte: Núcleo de Comunicação da URI Santiago.
Comentários
Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!