Notícias: Geral

Secretário de Saúde Éldrio Machado participa da cerimônia de lançamento do Programa Geração Consciente

Programa é voltado à juventude na prevenção de doenças IST/Aids, com foco nos indicadores sociais e de violência dos municípios gaúchos.

11 de Maio de 2022 às 17:14
Secretário de Saúde Éldrio Machado ao lado das Secretárias Estaduais de Saúde Arita Bergman e adjunta Ana Costa.
Secretário de Saúde Éldrio Machado ao lado das Secretárias Estaduais de Saúde Arita Bergman e adjunta Ana Costa.

Na qualidade de representante do Cosems e AM CENTRO, o secretário de Saúde de Santiago, Éldrio Machado, participou nesta manhã de quarta-feira, 11/05, em Porto Alegre, da cerimônia de lançamento do Programa Geração Consciente, voltado à juventude na prevenção de doenças IST/Aids, com foco nos indicadores sociais e de violência dos municípios gaúchos.

O Governador do Estado, Ranolfo Vieira Junior, participou do evento, junto das Secretárias Arita Bergman e adjunta Ana Costa e diversas autoridades do RS.

Santiago possui o SAE, sob a responsabilidade da enfermeira Ana Souto, que referencia esse atendimento especializado para 11 cidades da região.

Hoje, são 340 pacientes com HIV em tratamento, tendo 96% de adesão ao tratamento e com carga viral indetectável (ou seja, INTRANSMISSÍVEL).

Destacam-se como pontos relevantes: Pacientes HCV todos tratados com 100% de cura; Pacientes Hepatite B em acompanhamento semestral em protocolo; Dispensa sistemática de antirretroviral para todos pacientes; Unidade de suspensão local para toda região inclusive nas hepatites virais e Zero Transmissão Vertical.

Santiago também mantém a rede de Atenção Básica, com testes rápidos implantados desde 2011 em 100% dos serviços, bem como Rede de Cuidado Compartilhado em todos os serviços de segurança pública.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral