Notícias: Geral

Governo do RS decide ampliar horário de restrição de atividades, a partir das 20h até 5h.

Estado não acatou nenhum recurso e manteve 11 regiões classificadas na bandeira preta e 10 na bandeira vermelha.

22 de Fevereiro de 2021 às 17:54
Leite se reuniu nesta segunda-feira com o gabinete de crise | Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini / Divulgação / CP
Leite se reuniu nesta segunda-feira com o gabinete de crise | Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini / Divulgação / CP

Através de uma live ocorrida na tarde desta segunda-feira, o governador Eduardo Leite anunciou a ampliação da suspensão das atividades, em vigor desde o último sábado, das 22h até às 5h. A partir desta terça-feira, 23 de fevereiro, a restrição das atividades começará às 20h e se estendendo até às 5h. Um decreto com a alteração nos horários deve ser publicado ainda nesta segunda, 22. No período de restrição de atividades das 20h até 5h devem estar fechados, sem público ou clientes, estabelecimentos de atendimento ao público, incluindo supermercados, bares, restaurantes e shoppings, reuniões, eventos, aglomerações e circulação de pessoas tanto em áreas internas quanto externas, em ambientes públicos ou privados.

As exceções são: farmácias, hospitais e clínicas médicas, serviços funerários, serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro, assistência social e atendimento à população vulnerável, hotéis e similares, postos de combustíveis e estabelecimentos dedicados à alimentação e hospedagem de transportadores de cargas e de passageiros, estabelecimentos que funcionem em modalidade exclusiva de tele-entrega e Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa). A suspensão geral também não atinge atividades industriais noturnas.

Outro ponto aunciado pelo governador, diz respeito à manutenção do sistema de cogestão no modelo de Distanciamento Controlado. Assim, regiões em bandeira preta tem a possibilidade de adotar protocolos semelhantes aos da bandeira vermelha. Nesta rodada, das 21 regiões covid, 19 fazem parte do sistema compartilhado. As exceções são Guaíba e Santa Maria.

"Como não havia espaço para suspender, fica aqui o apelo para que eles (os prefeitos) façam cumprir os protocolos. Nossas forças de segurança estão focadas e mobilizadas para que se cumpram os protocolos restritivos", justificou Eduardo Leite.

Depois da análise de recursos, o RS não acatou nenhum e manteve 11 regiões classificadas na bandeira preta e 10 na bandeira vermelha, os dois níveis mais altos de risco para o coronavírus. Uma nova reunião do governador com os prefeitos foi marcada para a próxima quinta-feira.

Com relação a retomada das aulas, as atividades presenciais foram liberadas para regiões em bandeira preta na educação infantil, no 1º e no 2º anos do Ensino Fundamental.

As partidas entre Inter e Corinthians, na quinta-feira (25), pelo Brasileirão, e Grêmio x Palmeiras, no domingo (28), pela Copa do Brasil, estão mantidas. Em relação aos jogos de futebol durante à noite, em princípio, o governo afirma que as partidas podem ocorrer, mas aglomerações em bares e restaurantes não são permitidas.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral