Notícias: Geral

Santiago dará início à vacinação antecipada de idosos acima de 85 anos

Município atingiu a meta prevista e já recebeu autorização da Secretaria Estadual de Saúde/RS para estender aos idosos a Primeira Fase.

05 de Fevereiro de 2021 às 18:00
Prefeito em exercício, Marcelo Gorski e secretário de Saúde, Éldrio Machado.
Prefeito em exercício, Marcelo Gorski e secretário de Saúde, Éldrio Machado.

Santiago atingiu a meta estabelecida neste início da campanha de imunização contra a covid-19. Até o momento, 1.525 santiaguenses já receberam a vacina, sendo 1.388 profissionais da saúde e 137 asilados (ILPIs). Os dados foram apresentados em uma reunião pelo secretário de Saúde, Éldrio Machado ao prefeito em exercício Marcelo Gorski de Matos. Na ocasião, foi definida a estratégia local de vacinação para os idosos de Santiago.

Com a garantia de recebimento de novas doses no início da próxima semana, a Secretaria imediatamente executará a vacinação de todos idosos acamados (inativos) da cidade e do interior, bem como, do início às pessoas com mais de 85 anos de idade. O município já recebeu autorização da Secretaria Estadual de Saúde/RS para ampliar aos idosos a Primeira Fase, dentro do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde ainda não anunciou a segunda fase do PNI nem os grupos prioritários que serão contemplados.

VACINAÇÃO SEGUIRÁ PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE:

Conforme informações obtidas junto à enfermeira-chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica, Nandrea Burmann, os profissionais de saúde seguirão sendo vacinados conforme a chegada de mais doses de vacinas. O fato de um novo grupo começar a ser vacinado não interrompe o processo iniciado primeiramente em outro grupo. Segundo Nandrea, são necessárias mais de 4 mil doses para vacinar todos os profissionais de saúde (considerando neste total a primeira e segunda dose da vacina), uma vez que nessa campanha de imunização contra o covid foram inclusos mais profissionais de saúde no grupo prioritário. O município não interfere na determinação de quais grupos devem ser vacinados primeiro, já que isso depende do Informe Técnico do governo estadual que dita as regras para liberação de novos grupos. É preciso atingir metas previstas de vacinação para cada grupo para que se possa estender a vacinação para outros. O fato da vacinação de idosos já ter começado em outros municípios do país, diz respeito ao tamanho de cada município e da meta de vacinação atingida. Santiago é o segundo maior municipio da região e precisa atingir uma meta de vacinação dentro de cada grupo, conforme regramento estipulado pelo Estado. É importante salientar que os grupos nunca serão fechados e seguirão sendo vacinados conforme a disponiblidade de doses.

QUARTA REMESSA DE VACINAS DEVE CEHGAR AO ESTADO NESSE FINAL DE SEMANA:

O Rio Grande do Sul deve receber, neste final de semana, 193,2 mil novas doses da Coronavac. Com esta quarta remessa de vacinas contra a Covid-19 enviada pelo Ministério da Saúde, o governo do Estado pretende iniciar a segunda fase de imunização, incluindo idosos acima de 85 anos, além de ampliar a vacinação dos profissionais da saúde. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo governador Eduardo Leite e pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, em vídeo publicado nas redes sociais. 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral