Notícias: Geral

Secretaria Municipal da Saúde recebeu Informe Técnico para realizar vacinação contra covid-19

Conforme alteração do protocolo, primeira fase da vacinação não contemplará idosos acima de 75 anos.

18 de Janeiro de 2021 às 14:54
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal da Saúde de Santiago recebeu um Informe Técnico do Ministério da Saúde, contendo as diretrizes e orientações técnicas e operacionais para a estruturação e operacionalização da Campanha Nacional de vacinação contra a Covid-19.

Tendo em vista o cenário de disponibilização das vacinas, que será realizado de forma gradual, o início da vacinação se dará priorizando os grupos que seguem:

• Trabalhadores da saúde (Diante das doses disponíveis para distribuição inicial às UFs e a estimativa populacional dos trabalhadores de saúde, será necessária uma ordem de priorização desse estrato populacional);
• Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);
• Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);
• População indígena vivendo em terras indígenas (não há em Santiago).

Observação: Conforme alteração do protocolo efetuada pelo Ministério da Saúde, esta primeira fase da vacinação não contemplará idosos acima de 75 anos, ficando estes enfocados nos grupos prioritários da segunda fase da campanha.

Aplicação da vacina terá registro obrigatório:

O Ministério da Saúde instituiu a obrigatoriedade de registro de aplicação de vacinas contra covid-19 nos sistemas de informação da Pasta. A medida consta na edição desta segunda-feira (18) do DOU (Diário Oficial da União).

A ação considera a necessidade de planejar e executar respostas adequadas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, que sejam condizentes com a dinâmica de mudança no cenário epidemiológico.

Além disso, segundo o texto, a medida visa "articular ações para a integração de serviços de saúde, em especial da vigilância, a fim de potencializar ações e responder às necessidades de saúde da população em tempo oportuno".

Entre outras obrigações, os serviços deverão manter acessíveis à autoridade sanitária documentos que comprovem a origem das vacinas utilizadas contra a covid-19; notificar a ocorrência de eventos adversos pós-vacinação; investigar incidentes e falhas em seus processos que podem ter contribuído para a ocorrência de erros de vacinação.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral