Notícias: Geral

Região de Santa Maria retorna à bandeira vermelha na classificação preliminar do modelo de distanciamento controlado

Apesar disso, região aderiu ao sistema de cogestão e pode aplicar protocolos de bandeira laranja.

08 de Janeiro de 2021 às 18:55
Classificação preliminar divulgada nesta sexta, atribuiu classificação vermelha à 19 das 21 regiões covid.
Classificação preliminar divulgada nesta sexta, atribuiu classificação vermelha à 19 das 21 regiões covid.

No mapa preliminar da 36ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado divulgado na tarde desta sexta-feira, 08 de janeiro, 19 das 21 regiões Covid estão com alto risco epidemiológico (ou seja, em bandeira vermelha), o que representa 95,8% da população gaúcha sob alto risco de contaminação e, principalmente, esgotamento de leitos. Apenas duas regiões – Ijuí e Santa Rosa – ficaram na bandeira laranja.

De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o fato de a grande maioria das regiões ter ficado com a bandeira final vermelha já representa um sinal de alerta para a população redobrar os cuidados, mas, além disso, as festas de fim de ano ainda não tiveram impacto nos dados do mapa desta semana.

“Ainda não temos como aferir o impacto no crescimento da transmissão do vírus como resultado do período de final de ano, Natal e Ano-Novo. Então, o fato de não ter bandeira preta não significa que possamos, neste momento, deixarmos de estar vigilantes em relação ao contágio. É fundamental evitarmos aglomerações, fazer o uso da máscara e lavar bem as mãos, porque a situação é crítica, como mostra a classificação preliminar”, afirmou Arita.

E depois de passar uma semana em bandeira laranja, a região de Santa Maria, na qual está inserida Santiago, retornou à classificação de bandeira vermelha. Esta classificação se deve ao fato de que a região de Santa Maria quase dobrou o número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias, de 45 para 87. Apesar disso, esta é uma das regiões que aderiu ao sistema de cogestão e, embora venha a ser confirmada a classificação de bandeira vermelha, os municípios desta região poderão seguir os protocolos aplicados à bandeira laranja.

Conforme declarou o secretário do desenvolvimento econômico, Sadi Gioda, a procuradoria jurídica do município e o gabinete de trabalho, em conjunto com a AM Centro, analisarão a possibilidade de recurso junto ao governo do Estado para reverter a classificação de bandeira vermelha.

A SITUAÇÃO EM SANTIAGO:

Nesta sexta-feira, o Grupo Hospitalar Santiago contava com 62 ipacientes internados. Na Unidade Covid havia 6 pacientes positivos e 7 suspeitos (total de 13 pacientes, sendo que nenhum entubado na unidade). Por sua vez, na CTI havia10 internados, sendo 9 em respirador. Destes, 1 positivo e 1 suspeito entubado na CTI. 

 

 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral