Notícias: Geral

Nesta segunda, 04 de janeiro, Santiago comemora 137 anos de emancipação política

Devido à pandemia, a tradicional celebração de aniversário não irá ocorrer neste ano.

04 de Janeiro de 2021 às 09:55
A data de 04 de janeiro marca a elevação da então Freguesia de São Thiago do Boqueirão à categoria de Vila no ano de 1884.
A data de 04 de janeiro marca a elevação da então Freguesia de São Thiago do Boqueirão à categoria de Vila no ano de 1884.

Hoje, 04 de janeiro, a cidade de Santiago comemora seus 137 anos de emancipação política. A data faz referência à elevação da então “Freguesia de São Thiago do Boqueirão" à categoria de "Vila" em 04 de janeiro de 1884, vindo a permanecer tal data como referência para celebração de seu aniversário. Entretanto, Santiago só viria a ser elevada à categoria de cidade em 31 de março de 1938.

Fosse em uma situação normal, hoje haveria a tradicional celebração do aniversário de Santiago em frente à prefeitura municipal, com mateada, shows musicais, além do bolo gigante. Ocasiões como esta, costumavam reunir um público superior à mais de 5 mil pessoas, mas devido à pandemia do coronavírus, a celebração não irá ocorrer neste ano para evitar aglomerações.

Marcando o ensejo dos 137 anos de nossa cidade, por iniciativa da prefeitura municipal, está sendo lançando o Banco de Imagens de Santiago, reunindo fotos de várias épocas, de momentos históricos, que ressaltam o crescimento do município. Esse trabalho é resultado de organização de acervo e pesquisa do setor de comunicação da Prefeitura e está em construção, sempre com inserção de mais galerias e fotografias.

Mas as pessoas já podem visualizar muitas imagens, especialmente do passado de Santiago, com mais de 130 fotos desde o início do século passado até os dias atuais. O Banco de Imagens espera contar com a colaboração de pessoas que tenham fotos da cidade para a ampliação do acervo e criação de novos projetos turísticos e culturais.

Acesse o Banco de Imagens de Santiago: www.flickr.com/photos/191576790@N04/albums

Ajude a divulgar Santiago, que celebra 137 anos. Quer colaborar com fotos? Envie para o e-mail imprensa.stgo@gmail.com ou whats: (55) 98457-6502

NOTA DO EDITOR:

Hoje, 04 de janeiro, nossa cidade completa 137 anos de fundação. Muitas histórias, muitas belezas, muitas batalhas vencidas. Neste aniversário, de modo especial, passaremos exercendo o cuidado com o outro, sendo solidários. O momento não nos permite uma celebração, mas traz uma boa oportunidade de reflexão. Aniversário simboliza renascimento, recomeço da vida... E ao final desse contexto de pandemia, com sabor de vitória, retomaremos a nossa rotina de vivenciarmos o dia-a-dia com alegria. O  portal Santiagonews tem orgulho de fazer parte da história de Santiago e de contribuir para o seu desenvolvimento. Parabéns, Santiago!

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral