Notícias: Geral

Recurso aceito pelo governo estadual permite que região de Santa Maria permaneça em bandeira laranja

Mapa definitivo da 29ª rodada do Distanciamento Controlado traz oito regiões em vermelho.

23 de Novembro de 2020 às 20:35
Mapa definitivo da 29ª rodada do Modelo de Distanciamento Controlado.
Mapa definitivo da 29ª rodada do Modelo de Distanciamento Controlado.

Após análise dos recursos enviados por municípios e associações regionais, o Gabinete de Crise do governo estadual optou pelo deferimento de cinco pedidos de reconsideração de classificação de bandeira. Dessa forma, na 29ª rodada, o mapa definitivo do modelo de Distanciamento Controlado terá, a partir desta terça-feira (24/11), oito regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto).

Assim, o Rio Grande do Sul fica com oito regiões em bandeira vermelha e 13 em bandeira laranja (risco epidemiológico médio). As bandeiras da 29ª semana são válidas até as 23h59 de segunda-feira (30/11). Devido ao alto número de bandeiras vermelhas, o governador Eduardo Leite apresentou o mapa em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Os pedidos de reconsideração das regiões Covid de Santa Maria, Guaíba, Caxias do Sul, Porto Alegre e Lajeado foram acatados pelo Gabinete de Crise. Por isso, permanecem em bandeira laranja nesta semana.

Por outro lado, a equipe técnica optou por rejeitar os pedidos das regiões de Novo Hamburgo, Passo Fundo e Uruguaiana. Essas três regiões se somam a Capão da Canoa, Canoas, Ijuí, Palmeira das Missões e Erechim, que não enviaram pedidos de reconsideração. Das oito regiões em vermelho, apenas Uruguaiana não aderiu ao sistema de cogestão.

Em Santa Maria, o pedido foi aceito porque a região tem taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo de 80% e os indicadores regionais apresentaram variações de impacto razoável. A região havia sido enquadrada na bandeira vermelho devido à situação macrorregional, por causa dos indicadores de Uruguaiana.

Por pertencer à região de Santa Maria, Santiago retorna à classificação de bandeira laranja.

Comentários

Mais Notícias: Geral