Notícias: Geral

Índices de contaminação de covid-19 em Santiago seguem controlados e recuperados são mais de 85%

Segundo o secretário de Saúde, Éldrio Machado, esses números indicam a eficácia das estratégias de enfrentamento a pandemia definidas ainda no mês de março.

12 de Agosto de 2020 às 13:22

Os boletins epidemiológicos que são divulgados diariamente no site da Prefeitura de Santiago registram há mais de dois meses um índice de recuperação do coronavírus acima de 80%. E chegou a ter um pico, numa semana de julho, de mais de 90%. O número de pessoas com sintomas fica numa média de 15% a 20%. Na avaliação do secretário de Saúde, Éldrio Machado, esses números indicam a eficácia das estratégias de enfrentamento a pandemia definidas ainda no mês de março.

"É natural o aparecimento de casos novos quase todos os dias, justamente porque mantemos toda uma investigação no entorno de cada pessoa com sintomas que é atendida por nossas equipes no Centro de Triagem Covid (CTC), em frente do Hospital. A pessoa é monitorada, fica em isolamento, fornecemos medicamentos e essas estratégias estão dando certo, porque nossos índices de contaminação seguem estáveis", considerou o secretário de saúde, que comemora o fato de que, nesta quarta, 12, não há nenhum paciente de Santiago hospitalizado na ala covid.

Ele ressalta que em relação aos tratamentos os médicos possuem toda a autonomia. E que o município optou por não aplicar o protocolo que envolva a hidroxicloroquina e outros medicamentos alternativos, pois um houve um entendimento de que deve ser preservada a conduta médica. Eles é que avaliam a necessidade do uso ou não, em concordância com os pacientes. Eldrio salienta que tais medicamentos estão disponíveis na Farmácia Básica, caso o médico decida pelo uso.

O trabalho nas Estratégias de Saúde da Família seguem com o atendimento nos casos mais urgentes, também para gestantes, doentes crônicos e renovação de receitas.

Fonte: Prefeitura de Santiago.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral