Notícias: Geral

Depois de 5 anos como secretário de obras, Haroldo Pouey lança-se como pré-candidato a vereador

Novo desafio surgiu a partir da prática exercida em procurar solucionar às demandas da população quando esteve à frente da secretaria de obras.

07 de Julho de 2020 às 11:14
Haroldo Pouey fez uma visita à redação do Santiagonews e falou um pouco de sua trajetória e planos futuros.
Haroldo Pouey fez uma visita à redação do Santiagonews e falou um pouco de sua trajetória e planos futuros.

Nascido em Quaraí, o engenheiro civil Haroldo Rios Pouey, 57 anos, já se considera um cidadão santiaguense, graças à maioria de suas relações de amizade que são de Santiago (embora haja quem ache que ele seja natural de Santa Maria, cidade em que viveu dos 15 aos 47 anos). Há 9 anos em Santiago como servidor concursado da prefeitura, Haroldo recentemente deixou a titularidade da Secretaria de Obras, depois de comandar a pasta por 5 anos, em razão da exigência eleitoral que determina o afastamento dos secretários municipais até 6 meses antes do pleito, para que possam concorrer a cargos eletivos. Haroldo pretende colocar seu nome a disposição do Progressistas para concorrer a vereador na próxima eleição municipal. Como é concursado, ele segue no serviço público.

Com 15 anos, Haroldo foi para Santa Maria para estudar, tendo cursado e concluído o ensino médio na Escola Estadual Professora Maria Rocha. Posteriormente, ele formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no ano de 1984 e seguiu no "Coração do Rio Grande", trabalhando como engenheiro na iniciativa privada. Em 2009, assumiu como secretário de Obras do primeiro mandato de Cezar Schirmer, cargo no qual exerceu a titularidade por 2 anos. Depois diso, Haroldo também foi chefe de Gabinete de Schirmer na prefeitura por 6 meses (estas duas experiências foram decisivas para despertar nele o gosto pela vida pública). Foi a partir disso que Haroldo resolveu prestar concurso público para as prefeituras de Santiago, Cachoeira do Sul, Tramandaí e Maçambará, tendo sido aprovado no processo seletivo que fora realizado em nosso município. Haroldo pediu exoneração da prefeitura de Santa Maria e assumiu cargo público no dia 17/05/2011, na qualidade de funcionarío de carreira e tendo atuado como engenheiro civil da Secretaria de Obras durante 4 anos (à época, a gestão era do prefeito Júlio Ruivo e o secretário de obras era Fernando Nascimento). Nascimento teve que deixar a Secretaria de Obras por problemas de saúde, sendo que Ruivo acabou convidando Haroldo para ser secretário. Ele aceitou o convite, assumindo o cargo em janeiro de 2015 e seguindo até dezembro de 2016. Com a vitória de Tiago Gorski Lacerda na eleição pra prefeito daquele ano, surgiu o convite do então novo prefeito para que Haroldo permanecesse à frente da secretaria, onde seguiu até o início de abril.

Questionado sobre sua popularidade perante a comunidade santiaguense, Haroldo respondeu que a Secretaria de Obras é uma secretaria muito demandada, talvez por ser o serviço mais próximo da população, pois presta inúmeros serviços, tais quais como iluminação pública, esgoto, água pluvial, pavimentação, canalização, trânsito, além de aprovação de projetos. É uma gama de prestação serviços muito próxima da população e, justamente por isso, exige um contato diário muito grande com as pessoas. Isso requer do secretário a solução dos inúmeros problemas levados pela população. Quando Haroldo entrou para a vida pública, passou a entender que o servidor publico não tem apenas o prefeito como patrão, mas que é empregado de toda a população. Quem atua na administração pública tem que gostar de atender as pessoas; não há como o servidor público ficar enclausurado como se atuasse na iniciativa privada. Sobre as várias demandas levadas pela população, pode não se ter uma solução para todos os problemas, mas há que se ter boa vontade para entendê-los e, ao menos, dar uma satisfação. Deve-se ouvir as pessoas e, de alguma forma, tentar ajudá-las (em especial, àquelas pessoas menos favorecidas).

Segundo Haroldo, o período em que atuou na prefeitura de Santa Maria lhe rendeu uma experiência administrativa muito grande, com uma boa formação na questão de prefeitura, uma vez que ele teve o privilégio de ter trabalhado com Cezar Schirmer, uma figura com larga experiência política e administrativa e com vários anos de vida pública. Isto acabou rendendo a Haroldo uma sustentação inicial, levando-o a conhecer os processos administrativos e como funciona a máquina pública. Se comparada com a prefeitura de Santa Maria, a de Santiago é bem diferente, pois conforme Haroldo, aqui as pessoas estão mais próximas e são mais receptivas e hospitaleiras.

Depois de deixar o cargo de secretário de obras, Haroldo Pouey está prestes a encarar um novo desafio: colocou seu nome a disposição do Partido Progressista para concorrer a vereador na próxima eleição. Tal motivação para essa nova empreitada surgiu pelo fato dele já trabalhar diretamente com a população, ser um agente público e pela vontade de seguir ajudando, podendo produzir mais e melhor, na busca de recursos, em prol da comunidade. Como agente politico, ele dispõe de muita bagagem administrativa, sendo esta uma condição extremamente positiva que irá ajudar no desempenho de suas funções. Haroldo tomou gosto pelo atendimento ao público e resolução de problemas, querendo seguir participando de forma ativa e podendo ajudar ainda mais. Para Haroldo, o sistema politico depende de pessoas que entendem da máquina administrativa, mas para isso há que se ter respaldo popular.

Haroldo relembrou que quando chegou a Santiago teve uma acolhida muito grande e não tardou para formar um grande círculo de amizades, tanto que não teve mais vontade de ir embora da cidade. Ele se disse muito grato por isso, pois isso fez com que criasse raízes em Santiago. À medida que saiu da iniciativa privada e adentrou na vida pública, a vontade de crescer não diminuiu e, por ser um agente público, nunca se acomodou, trabalhando da mesma forma como trabalhava na iniciativa privada.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral