Notícias: Geral

Aprovada por maioria na Câmara de Vereadores de Santiago o congelamento de salários

Propostas que previam redução dos vencimentos foram derrubadas.

30 de Junho de 2020 às 08:35
Para legislatura de 2021, salários do executivo e legislativo municipal se manterão congelados./Imagem ilustrativa.
Para legislatura de 2021, salários do executivo e legislativo municipal se manterão congelados./Imagem ilustrativa.

Os vereadores de Santiago decidiram, por maioria, manter os salários congelados dos 13 parlamentares, do prefeito, do vice-prefeito, secretários municipais e procurador geral para a próxima legislatura, em 2021. O projeto de lei original, apresentado pela mesa diretora da Câmara de Vereadores, previa o congelamento de salários no próximo mandato, tendo sido apreciado e votado em sessão ordinária ocorrida na tarde desta segunda-feira, 29 de junho.

A sessão contou com casa lotada, com uma boa presença de público e cercada de expectativa com relação à votação do projeto referente aos salários dos membros do executivo e legislativo santiaguense. Isto se deve por conta de boatos que começaram a circular logo após a realização da sessão passada, dando conta de que os vereadores iriam votar pelo aumento dos próprios salários. Diante das manifestações dos munícipes pelas redes sociais, a presidente da Câmara de Vereadores de Santiago, Cleusa Canterle, esclareceu à imprensa local que a votação iria decidir pelo congelamento dos salários ao invés de aumento.

Foram propostas pelos partidos de oposição três emendas, sendo duas de redução salarial para os vencimentos do prefeito, vice-prefeito e vereadores. Por sua vez, a outra emenda previa a redução salarial para os vencimentos dos secretários municipais. Durante o espaço em que os vereadores fazem uso da tribuna, surgiu uma discussão acerca da legalidade das duas primeiras emendas, se estas seriam constitucionais ou inconstitucionais. A maioria dos vereadores acatou o parecer de inconstitucionalidade destas emendas. A terceira emenda teve o parecer considerado constitucional, porém foi derrotada na votação.

Valores

Atualmente, os 13 vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários de Santiago recebem os seguintes salários para cada cargo:

Prefeito: 𝗥$ 𝟭𝟵.𝟮𝟮𝟴,𝟭𝟵

Vice-prefeito: 𝗥$ 𝟭𝟭.𝟱𝟯𝟲,𝟴𝟴

Secretários municipais: 𝗥$ 𝟴.𝟭𝟲𝟮,𝟵𝟬

Vereadores: 𝗥$ 𝟲.𝟬𝟵𝟰,𝟮𝟳

 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral