Notícias: Geral

Brigada Militar, através da Patrulha Maria da Penha, divulga campanha contra violência doméstica

Campanha Sinal Vermelho coloca as farmácias como agentes na comunicação contra a violência doméstica.

24 de Junho de 2020 às 09:56
Foto: Mayara Santos
Foto: Mayara Santos

Em meio à pandemia do COVID-19, a violência doméstica contra as mulheres aumentou consideravelmente. Muitas vítimas estão com dificuldade de denunciar o agressor ou de buscar ajuda, porque estão o tempo todo em sua companhia.

Em Santiago, a Brigada Militar, através da Patrulha Maria da Penha, divulga a campanha “Sinal Vermelho”. Essa campanha coloca as farmácias como agentes na comunicação contra a violência doméstica. Fruto de uma parceria entre a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conta com o apoio de várias entidades. A proposta é oferecer aos trabalhadores das farmácias – farmacêuticos, e balconistas uma sugestão para acolhimento das vítimas e tomada de providências. A participação dos atendentes de farmácia na campanha consiste na comunicação com a polícia e no acolhimento da vítima.

Ficou convencionado que um “x” escrito com batom (ou outro material) na palma da mão da mulher vítima de violência, será o sinal de comunicação que poderá ser mostrado na farmácia. Quando a vítima apresentar o “x”, o atendente deve ligar para o número 190 e acionar a Brigada Militar. Em seguida, se possível, conduzir a vítima a um espaço reservado pela farmácia, que pode ser a sala de medicamentos ou o escritório, para aguardar a chegada da polícia. Para a segurança de todos e sucesso da operação, sigilo e discrição são muito importantes.

Fonte: Prefeitura de Santiago.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral