Notícias: Geral

Secretário Municipal de Saúde Éldrio Machado concedeu entrevista ao Santiagonews

No final da tarde desta sexta, 12, Éldrio prestou importantes esclarecimentos sobre a situação do coronavírus em Santiago.

13 de Junho de 2020 às 13:45
Apesar do aumento de casos desde o dia 04 de junho, não houve novas internações ou óbitos por causa da covid-19.
Apesar do aumento de casos desde o dia 04 de junho, não houve novas internações ou óbitos por causa da covid-19.

No final da tarde desta sexta, dia 12, o Secretário Municipal de Saúde Éldrio Machado participou de uma "live" através do Facebook e prestou importantes esclarecimentos à população relativos à situação do coronavírus em Santiago. A entrevista foi concedida ao comunicador Júlio Barcelos, editor-chefe do portal Santiagonews e radialista da URI FM.

A entrevista iniciou com a questão do aumento dos números de casos positivos de coronavírus em Santiago desde o último dia 04 de junho para cá; se diante desse quadro não se exigiria uma revisão dos protocolos de prevenção, com o endurecimento de algumas restrições, além daqueles previstos no último decreto editado? Éldrio afirmou que o aumento do número de casos positivos do coronavírus ensejou a criação do último decreto emitido pelo prefeito Tiago Gorski Lacerda, já se adiantando a uma possível mudança na cor da bandeira da região de Santa Maria já na próxima semana (região esta a qual pertence Santiago). Caso se confirme a mudança da cor da bandeira, de laranja para vermelha, as restrições poderão ser ampliadas, conforme modelo de distanciamento social definido pelo governo estadual. Mas há que se ressaltar que em muitos aspectos, o município de Santiago já está adiantado na tomada de decisões e aplicação de medidas, tendo sido assim desde o início do enfrentamento à pandemia. Muitas das restrições previstas em caso de bandeira vermelha já estão sendo aplicadas por Santiago. O município saiu na frente com a edição de decretos, restrições de atividades, criação de barreiras sanitárias nas entradas da cidade e, por último, um mapeamento epidemiológico com 300 testes rápidos em todas as ESFs. Caso sigam aumentando o número de casos e se porventura houver internações hospitalares (o que não é registrado desde o dia 04 de junho), será aplicada alguma nova restrição em decorrência da mudança de classificação da cor da bandeira. Graças ao trabalho dos profissionais de saúde do município, está sendo possível manter uma relativa tranquilidade.

Éldrio Machado deu mais detalhes sobre o 33º caso positivo de coronavírus registrado no dia de ontem no município. Trata-se de um homem de 34 anos, profissional liberal e que teve sintomas leves de covid-19 há cerca de 30 dias. Ao saber que um colega teve o resultado positivado para coronavírus através de uma testagem rápida, por curiosidade ele também resolveu realizar um teste, o qual comprovou a presença de anticorpos para covid-19. No momento, esta pessoa já está curada, sem sintoma algum. E dos 33 casos registrados, houve aumento de pessoas curadas, passando de 11 para 16, as quais estão totalmente recuperadas e livres da quarentena, do isolamento e também dos monitoramentos, podendo levar uma vida plenamente normal. Éldrio fez questão de ressaltar a importância do monitoramento, que é um trabalho muito sério e de enorme responsabilidade, uma vez que, depois do isolamento e do distanciamento social, esta é a forma que se tem para controlar e bloquear o avanço do coronavírus no município.

Outra questão pertinente para o momento, sobre a qual o secretário Éldrio foi indagado é a de que caso siga havendo um aumento no número de casos positivos de coronavírus no município, se estamos preparados para atender os casos mais graves? Temos leitos sufcientes em nosso hospital? Éldrio acredita que sim, uma vez que no Grupo Hospitalar Santiago (GHS) há uma ala de isolamento e os leitos específicos para covid-19, os quais tem regulação estadual. Os 10 leitos de UTI do GHS praticamente sempre estiveram ocupados em sua totalidade, com pacientes apresentando as mais diversas patologias. Conforme Boletim Epidemiológico divulgado no dia de ontem pela secretaria de saúde, havia dois pacientes internados em leitos de UTI do GHS com confirmação de covid-19, ambos sem respirador. E na ala de isolamento, composta por 8 leitos, sendo 5 com respirador, 2 estavam ocupados com pacientes em recuperação. E no dia de ontem, 12, a capacidade total de ocupação do GHS estava em 42%.

Um aspecto interessante a se destacar é que apesar do aumento significativo de casos positivos no início de junho, decorrente da aplicação de um número maior de testes, não houve nenhuma internação e nenhum óbito. E daqui para frente, a tendência é a de que aumentem ainda mais os casos, uma vez que no início da pandemia não havia uma quantidade suficiente de testes rápidos para serem aplicados, situação que deixava passar despercebido e sem registro possíveis casos postivos. Uma vez que um novo caso  é confirmado, novos testes são feitos nos contactantes da pessoa infectada e isso pode aumentar os números. A partir disso, há o controle e o monitoramento de cada caso. E tal afirmação não vem no intuíto de causar pavor ou de alarmar a população, mas a administração municipal usa tais dados no intuíto de prevenir a população e despertar a concientização com relação aos cuidados a serem tomados, sempre com muita responsabilidade e transparência total. Inclusive, o secretário Éldrio instigou a população a se manter alerta e atenta, mantendo as medidas preventivas e encorajando a denunciar possíveis descasos com relação às restrições impostas pelo decreto municipal.

Frequentemente, ao publicarmos informações atualizadas sobre a situação relativa ao coronavirus em Santiago, muitos leitores nos indagam acerca dos dados informados e alguns, inclusive, nos questionam sobre possível subnotificação e até mesmo omissão em relação à existência de vários outros casos. Para tranquilizar a população quanto a fatos inverídicos que se disseminam através das redes sociais, indagmos o secretário Éldrio a respeito. Segundo ele, todas informações sobre notificações de novos casos positivos são encontradas no site da prefeitura de Santiago, através da publicação diária e atualizada do Boletim Epidemiológico, onde são relatados todos os casos, discriminados por região e por bairro, sempre preservando as informações individuais de cada cidadão. Nesse boletim diário aparecem todas as informações de casos em quarentena, sob monitoramento ou que estão assintomáticos, data da coleta, data da cura... Ou seja, as informações estão sempre disponíveis no site da prefeitura e toda hora elas estão sendo divulgadas. Todo novo caso é notificado e imediatamente divulgado, indo diretamente para a lista da vigilância sanitária estadual. Podem ocorrer algumas discrepâncias no sistema da vigilância estadual, que por vezes pode não estar atualizado.

Éldrio fez questão de frisar que a possível mudança de classificação na cor da bandeira na próxima semana não é culpa de Santiago, mas sim por estar o município inserido na região de Santa Maria, que teve um aumento significativo no número de casos e internações. 

Durante a entrevista, ao responder o questionamento de uma leitora do Santiagonews, Éldrio revelou que desde a última, quarta, 10, em virtude do feriadão, há uma força-tarefa encarregada de fiscalizar o cumprimento das restrições impostas pelo decreto municipal. Ontem, inclusive, houve uma autuação de uma empresa local por descumprimento de uso de máscaras. Ações do tipo seriam realizadas ontem a noite por conta da movimentação do Dia dos Namorados em bares e restaurantes, mas não no sentido de ser algo policialesco, mas sim de prestar orientações e fiscalizar o funcionamento dos estabelecimentos, com a observância do cumprimento das regras para haver um mínimo de segurança.

Éldrio finalizou a entrevista, pedindo à população santiaguense que siga acreditando e confiando no trabalho desenvolvido pelo comitê de combate ao coronavírus e que não dê ouvidos a boataria e às falsas notícias que surgem toda vez que um novo Boletim Epidemiológico é divulgado. Lembrou que algumas das restrições e dos protocolos aplicados são medidas até antipáticas, mas necessárias para retomada com segurança das atividades. Apesar da flexibilização, a vida ainda não voltou ao normal e precisamos seguir firmes na questão do distanciamento. Na sua visão, ele percebe que a maioria da população entende como corretas a aplicação de todas as medidas.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral