Notícias: Geral

Registrado primeiro caso de contaminação comunitária de Coronavírus em Santiago

Com isso, protocolos de prevenção à doença devem mudar no município. No total, casos confirmados chegam a 16.

02 de Junho de 2020 às 12:46

Foi confirmada pelo secretário de Saúde Éldrio Machado na manhã desta terça, 02/06, a ocorrência do 16º caso de contaminação por Coronavírus em Santiago. Desta feita, trata-se de uma jovem de 29 anos, profissional da saúde, que sentiu alguns sintomas (como dores de cabeça, perda de olfato e paladar), buscou um laboratório para fazer o teste e confirmou a doença, através de um teste PCR (exame laboratorial de sangue). Ela segue em isolamento domiciliar desde o dia 24 e não apresenta sintomas graves da doença. Pessoas que tiveram contato com ela também estão sendo monitoradas e mantidas em quarentena.

A diferença deste caso é que a jovem contraiu o vírus na cidade, sem definição de origem externa, uma vez que ela não viajou recentemente e nem teve contato com alguém que veio de fora,confirmando que em Santiago já existe a transmissão comunitária. Isso se torna bastante preocupante porque o vírus já está circulando.

Em função disso, deverão ser adotados novos protocolos de prevenção à doença por parte do município.

"A transmissão comunitária está acontecendo em todo o Brasil, apenas ainda não havia sido confirmada em Santiago. Não nos surpreende, porque iria acontecer mais cedo ou mais tarde. Não muda o nosso modo de trabalho, mas vamos seguir monitorando os casos, cumprindo as recomendações e pedimos que as pessoas cumpram a sua parte. Quem já está fazendo, ótimo. Quem não está fazendo isso, pense bem!", afirmou o secretário de Saúde.

 

 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral