Notícias: Geral

Novo decreto municipal declara estado de calamidade pública em Santiago pelo prazo de 15 dias

Foi anunciado também um serviço de atendimento médico via aplicativo de whatsapp através dos fones 55 98439-4686 e 98439-3967.

21 de Março de 2020 às 17:47
Prefeito Tiago e sua equipe acabaram de divulgar novas normativas preventivas para conter o avanço do coronavírus.
Prefeito Tiago e sua equipe acabaram de divulgar novas normativas preventivas para conter o avanço do coronavírus.

Ao final da tarde deste sábado, 21 de março, a administração municipal divulgou novas  medidas de prevenção à expansão do coronavírus (covid-19). Através do decreto número 022/2020 fica declarado o estado de calamidade pública e dispõe sobre medidas para o enfrentamento de emergência de saúde pública e de importância internacional decorrente do surto epidêmico do coronavírus.

Desta forma, para prevenir e evitar a disseminação do covid-19 em Santiago, os empreendimentos privados, tais quais como estabelecimentos comerciais, construção civil, indústria, profissionais autônomos e profissionais liberais de prestação de serviços deverão permanecer fechados pelo prazo de 15 dias, podendo ser este prazo prorrogado ou cancelado a qualquer momento conforme avaliação epidemiológica do município. Somente poderão permanecer em funcionamento farmácias (porém o atendimento nestes estabelecimentos deverá ser feito similar ao regime de plantão, ou seja, através de uma janelinha, de forma que impeça a circulação de pessoas), todas as ESFs, clínicas, consultórios de atendimento na área da saúde e estbelecimentos hospitalares, supermercados, ind´sutria alimentícia e congêneres, feiras, bares, restaurantes, padarias e cormecialização de alimentos em geral (restaurantes, bares, lancherias e padarias deverão funcionar apenas até às 18 horas, depois apenas através de tele entrega). Postos de gasolina estão liberados para funcionar de segunda à sábado, das 7 às 19 horas.

Além de outras medidas previstas, o decreto estabelece a restrição dos acessos à cidade com postos de checagem para monitoramento, no qual os motoristas são forçados a parar para uma rápida identificação. Serão indagados: de onde vêm, para onde vão, se tem sintomas...

Também foi anunciada a criação do aplicativo "Corona Whats, nossos médicos mais perto de você. Teleatendimento médico com Mensagem via Whatsapp". Através dos números 55 98439-4686 e 98439-3967 a população poderá falar diretamente com médicos.

Comentários

Mais Notícias: Geral