Notícias: Geral

Cloresmar Bizaco, o fotógrafo que mais se dedica a inserir Santiago no mapa do Google

O que começou de maneira descompromissada, foi se tornando cada vez mais séria a medida em que ele observava o retorno crescente das visualizações.

17 de Fevereiro de 2020 às 10:28
As fotos de Santiago no Google Maps, de autoria de Cloresmar Bizaco, já tiveram mais de 5 milhões de visualizações.
As fotos de Santiago no Google Maps, de autoria de Cloresmar Bizaco, já tiveram mais de 5 milhões de visualizações.

Há pouco mais de dois anos o santiaguense Cloresmar Bizaco começou a postar fotos de Santiago no Google Maps. O que começou de maneira descompromissada, foi se tornando cada vez mais séria a medida em que ele observava o retorno crescente das visualizações. Percebeu que os seus cliques anônimos faziam sentido e ajudavam as pessoas. "Passei a me dedicar cada vez mais e procurei identificar principalmente as ruas e os locais conhecidos de nossa cidade e que nem apareciam no mapa do Google. Me tornei um Local Guide", afirma orgulhoso.

A dedicação é tanta que Cloresmar, que é servidor da Prefeitura de Santiago e fotógrafo por paixão, já inseriu mais de 1.500 fotos em 354 pontos no Google Maps, o que significou mais de 5 milhões de visualizações.

"Hoje estou num nível 8 como colaborador e já recebi até convite pra participar de uma convenção dos local guides nos EUA. Ainda pretendo ir", afirma Cloresmar, que segue o seu trabalho como um hobby nas horas de folga, sempre atento às modificações urbanas, como calçamentos, asfalto, novos prédios ou mesmo uma mudança visual na fachada das empresas para inserir novas fotos. E qual é a a motivação para fazer o que faz, de forma gratuita? "Saber que estou ajudando alguém, de alguma forna, e ajudando a divulgar a minha cidade de Santiago, mesmo que seja de forma anônima". Lamento dizer, Antônio, mas a partir desta reportagem, seu trabalho deixa de ser anônimo para merecer aplausos.

Texto e foto: Márcio Brasil/Site da Prefeitura de Santiago

Comentários

Mais Notícias: Geral