Notícias: Geral

Unidades de Saúde de Santiago agora estão com equipes completas

Além de médicos em todas as unidades, a saúde municipal também possui especialistas em ginecologia, traumatologia, dermatologia, infectologia e fonoaudiologia,

24 de Janeiro de 2020 às 15:40
Secretário de Saúde Éldrio Machado juntamente com o prefeito Tiago Gorski, equipe do Centro Social Urbano e pacientes.
Secretário de Saúde Éldrio Machado juntamente com o prefeito Tiago Gorski, equipe do Centro Social Urbano e pacientes.

Santiago entrou 2020 com um avanço a ser comemorado na área da saúde. "Todas as nossas unidades agora estão com médico", comemora o secretário Éldrio Machado. Um feito cada vez mais raro de ser conseguido por municípios do interior que tenham uma estrutura de saúde tão ampla como é a de Santiago, que possui 11 Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Centro Materno, dois Caps, Clínica Soneto, Pronto-Socorro e o Pronto Atendimento Médico (PAM).

"Quando assumi a Secretaria de Saúde recebi do prefeito Tiago Gorski, uma missão: de termos médicos em todas as unidades. Conseguimos isso através de articulação e planejamento técnico", ressalta Éldrio, considerando que hoje em dia existe a dificuldade da disponibilidade de profissionais, mas o município conseguiu organizar concurso e fazer contratos. Além de médicos em todas as unidades, a Saúde municipal também possui especialistas em ginecologia, traumatologia, dermatologia, infectologia, fonoaudiologia,

Fim das filas

No final do ano passado, a Secretaria de Saúde inaugurou o Pronto Atendimento Médico (PAM) para dar suporte e desafogar o Pronto-Socorro, dando agilidade aos casos menos urgentes. Deu certo, pois no primeiro mês, o PAM fechou com 30% do volume atendido no posto municipal do Hospital. Foi mais um ponto positivo da Secretaria da Saúde, que obteve uma outra vitória em 2019: o de acabar com as filas. Se antes, já pela madrugada as pessoas perdiam horas à espera duma ficha, isso foi eliminado com um efetivo serviço de agendamento.

Convênio com a Planalto

Em 2019, a Secretaria de Saúde fez um importante convênio com a empresa Planalto. Beneficiou pacientes que precisam se deslocar a Porto Alegre, que sempre eram levados pela Secretaria, e agora vão pelos ônibus da empresa. Isso reduziu custos, riscos (desgaste de veículo e cansaço do motorista) e ofereceu mais conforto aos pacientes, que usufruem da ala vip e deslocamento oferecido pela Planalto na capital.

Novos avanços

O próximo passo, conforme o secretário Éldrio, será o cadastramento de todos os usuários da região de Santiago, o que será fundamental dentro do novo financiamento da saúde pública. O Ministério da Saúde vai exigir essas informações e também o relatório de demandas de serviço para a liberação das verbas. Segundo Éldrio, Santiago já está à frente neste processo devido ao novo software que interliga todas as unidades. "Cada vez mais vamos poder oferecer um serviço eficiente e atender mais amplamente as comunidades do interior e da cidade".

Fonte: Prefeitura de Santiago.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral