Notícias: Geral

R$ 14 milhões serão investidos pela CORSAN em obra de Estação de Tratamento em Santiago

Os recursos serão provenientes da Funasa e da Corsan.

13 de Janeiro de 2020 às 13:49
Planta do projeto da Estação de Tratamento. Obras deverão ser iniciadas tão logo se tenha definido o vencedor da licitação, o que deverá ocorrer neste primeiro semestre.
Planta do projeto da Estação de Tratamento. Obras deverão ser iniciadas tão logo se tenha definido o vencedor da licitação, o que deverá ocorrer neste primeiro semestre.

Foi publicada nesta segunda, 13, pela Corsan a licitação para execução das obras de uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). Com recursos na ordem de R$ 14,2 milhões, provenientes da Funasa e da Corsan, a licitação prevê a execução do primeiro módulo com vazão de 40 litros por segundo, estação de bombeamento do esgoto bruto, linha de recalque e sistema de desidratação do lado. Isso possibilitará que a zona urbana de Santiago passe a contar com tratamento de esgotos.

"Essa notícia da obra é um sonho para Santiago há muito esperado. E conseguimos finalmente", afirmou o prefeito Tiago Gorski Lacerda.

A ETE que será implantada vai tratar os esgotos provenientes do lado leste da cidade, que são beneficiadas pelas condições topográficas com caimento para a BR 287. As obras deverão ser iniciadas tão logo se tenha definido o vencedor da licitação, o que deverá ocorrer neste primeiro semestre. O prazo de execução dos trabalhos definido no contrato é de dois anos, contado a partir da emissão da ordem de serviço. A Corsan já tem um projeto pronto para duplicar a capacidade da ETE para 80 litros por segundo, assim que houver necessidade.

Nos últimos meses a Corsan vem realizando investimentos de porte em Santiago, resultado dos seus compromissos assumidos quando a parceria com o município foi renovada, por meio de um contrato de programa de água e esgotos.

No abastecimento de água, foram implantadas duas estações de tratamento compactas, de 30 litros por segundo cada, que elevaram a oferta de água tratada de 140 litros por segundo para 200 litros por segundo, além da reforma da Estação de Tratamento de Água existente com novos filtros e recalque de água tratada para a cidade.

*Com informações do portal da Prefeitura Municipal de Santiago.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral