Notícias: Geral

Boemia de Santiago é retratada através de mapa e site

Trabalho foi desenvolvido pela mestranda da UNIPAMPA Sonaira Canterle

07 de Dezembro de 2019 às 15:58
Tanto o mapa quanto o site indicam a localização dos locais boêmios e singularidades de cada local.
Tanto o mapa quanto o site indicam a localização dos locais boêmios e singularidades de cada local.

A boemia faz parte da cultura de uma cidade e qualquer cidade tem uma boemia. E aqui na nossa cidade não é diferente. A vida noturna de Santiago, de alguns anos para cá, se expandiu e há cada vez mais “points noturnos” para a alegria dos amantes da boemia. Imagine então se a boemia santiaguense fosse retratada através de ferramentas como mapa e site? Foi pensando nisso que a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da UNIPAMPA – Campus São Borja, Sonaira Canterle teve a ideia de desenvolver no seu mestrado um produto comunicacional, o qual será lançado na próxima terça-feira, 10 de dezembro, às 21h. Trata-se de um site e um mapa da boemia de Santiago. O lançamento, que será informal, configura-se como um momento de conversa com quem passar pela praça Moisés Viana.

Tanto o mapa quanto o site indicam a localização dos locais boêmios e singularidades de cada local.

Acreditando ser oportuno que as cidades estimulem a criatividade e pensando em valorizar a “vida noturna” no município de Santiago, o trabalho, que é fruto de um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, questiona como a comunicação pode contribuir para a valorização ou o reconhecimento de lugares boêmios em cidades, tais como Santiago, que não há a percepção de que a boemia tem relação com a criatividade.

Entre os principais resultados, a mestranda aponta a possibilidade de valorização da diversidade cultural e a oportunidade de desmistificar aspectos da boemia. Ela considera que o projeto pode servir como inspiração para cidades que pretendem valorizar a criatividade como mola propulsora do desenvolvimento.

Todo o conteúdo do site e mapa foi feito pela jornalista após visitas aos locais, as quais aconteceram de julho a novembro de 2019, quando foram visitados mais de 50 locais. Algumas informações foram repassadas pelos próprios proprietários dos restaurantes e bares. A jornalista é orientada pelo professor Doutor Gabriel Sausen Feil. O site pode ser acessado em boemiadesantiago.com, desenvolvido pela empresa CubeKode Tecnologia. O mapa impresso teve a diagramação do designer Ricardo Brum. 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral