Notícias: Geral

Secretaria de Meio Ambiente notifica podas drásticas de árvores

Para a secretária de meio ambiente Andriele Martins Perufo, há pessoas que cometem mutilações.

27 de Maio de 2019 às 10:04
O nome disso não é poda: é mutilação. Secretaria de Meio Ambiente vai notificar as pessoas contra esse tipo de corte nas árvores. Foto: Divulgação
O nome disso não é poda: é mutilação. Secretaria de Meio Ambiente vai notificar as pessoas contra esse tipo de corte nas árvores. Foto: Divulgação

Um equivocado hábito de podar árvores antes da chegada do inverno coloca em risco a saúde delas. Alguns dos motivos para os cortes: as folhas sujam o pátio ou a calçada, folhas que entopem calhas, frutas que sujam o chão, os galhos fazem muita sombra etc. No entanto, baixar a copa da árvore é diferente de cortar os galhos, o que prejudica a vida do vegetal e facilita a entrada de fungos e bactérias.

Para a secretária de meio ambiente Andriele Martins Perufo, há pessoas que cometem mutilações. "Muita gente está fazendo cortes sem o conhecimento técnico e drasticamente destruindo com as árvores de nossa cidade. Realizando a poda drástica, ou seja, retirando mais de 50% da sua copa", lamentou.

E ainda deixam os galhos para a Prefeitura recolher, dentro do programa Cidade Ativa, que não tem essa finalidade. "Esse tipo de poda não é permitido pela Lei Municipal, é prejudicial e vai destruindo com a vida das árvores. Quando necessária a poda, deve ser solicitada vistoria da Secretaria de Meio Ambiente", observou a secretária, que é bióloga.

Andriele considera que a poda técnica é bem diferente e é feita, por exemplo, nos casos de risco com a rede elétrica, efetuadas pela RGE, ou atrapalhando o passeio público, feitas pela equipe de podas da Prefeitura.

A Secretaria de Meio irá priorizar as vistorias de solicitações em que há necessidade de poda, onde estiver o programa Cidade Ativa. Para dar uma segurada nos costumes equivocados, a fiscalização do município está fazendo vistorias e notificações em quem andou mutilando árvores na frente de casa. Bom avisar os vizinhos. 

Fonte: Rádio Santiago.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral