Coluna: Wizard Idiomas Santiago em Destaque

Cursos de especialização profissional que pedem outro idioma
05 de Novembro de 2019 às 18:48
A Wizard pode lhe ajudar a desenvolver o idioma para que você brilhe profissionalmente, seja no mercado de trabalho ou na carreira acadêmica.
A Wizard pode lhe ajudar a desenvolver o idioma para que você brilhe profissionalmente, seja no mercado de trabalho ou na carreira acadêmica.

Quando se está buscando uma especialização para agregar ao currículo ou seguir carreira acadêmica, é necessário ter atenção maior ao inglês. O idioma é exigido em alguns cursos e pode ser seu grande aliado na hora de aprofundar seus conhecimentos profissionais. No Brasil, lato-sensu e stricto-sensu são tipos de pós-graduação que poderão requerer outra língua. Conheça cada uma delas para direcionar sua vida profissional.

Cursos lato-sensu: Os cursos de pós-graduação dessa vertente têm como foco o mercado de trabalho e são conhecidos como especializações e MBA (Master Business Administration). A diferença principal entre esses cursos é que o primeiro é um aprofundamento em uma área específica, indicado para pessoas que querem um diferencial para serem especialistas em seus ramos de atuação. O segundo tem como foco o mundo dos negócios, voltado para profissionais que já atuam como gestores em uma carreira consolidada.

Pós-graduação: Para realizar esse curso sem dificuldades, é indicado já ter algum conhecimento do inglês. Muitas fontes de aprendizado para esses estudantes estão disponíveis apenas na língua inglesa. Além disso, ao conciliar idioma com a qualificação obtida em cursos de pós-graduação, o profissional poderá se tornar mais preparado para cargos que exigem diálogos com estrangeiros ou, ainda, desenvolver carreira internacional. Além disso, vale lembrar que o domínio da língua pode ser fator eliminatório em alguns cursos. Os melhores programas nesse sentido sempre buscam alguém que seja bilíngue, justamente por conta da necessidade do inglês para ter acesso às informações do curso.

MBA: Para o MBA, o inglês pode ser considerado um requisito obrigatório. Um diferencial para quem faz MBA é ter conhecimento de outro idioma menos popular como, por exemplo, o mandarim. A fluência na língua inglesa já é considerada implícita no currículo de um profissional que busca por um curso de MBA, por isso é preciso ter domínio do idioma.

Cursos stricto-sensu: Esse tipo de especialização tem foco acadêmico. Os cursos são indicados para pessoas que pretendem ser pesquisadoras ou lecionar aulas em universidades e faculdades. Entre eles estão o mestrado, doutorado e o pós-doutorado. Cada instituição de ensino tem um tipo de processo para aprovar o candidato que deseja seguir a carreira acadêmica. As escolas podem analisar o currículo do estudante, julgar a proposta de projeto e também pedir uma prova dissertativa. Porém, além da dissertação ou tese, saber um ou mais idiomas é requisito para alcançar aprovação nesses cursos.

Mestrado: Exige que o aluno tenha conhecimento de mais uma língua além de sua nativa, e geralmente é requisitado o inglês. O aluno do curso de mestrado deve saber o idioma pela necessidade de escrever e ler artigos científicos que não estão em português, publicados em revistas científicas internacionais. Além disso, a bibliografia necessária para evoluir no curso é, na maioria das vezes, escrita em inglês. As instituições podem aplicar um teste ao aluno para validar a proficiência no idioma. Ao se tornar mestre, é possível ministrar aulas para cursos de graduação.

Doutorado:Normalmente, são exigidos dois idiomas além do português para esse tipo de curso. Essa obrigação acontece não apenas pela bibliografia utilizada, mas também pela necessidade de publicações, apresentações e escrita de artigos científicos para o exterior. Além disso, é obrigatória a realização de uma prova de proficiência nas outras línguas. Quem faz o doutorado está apto para dar aulas em cursos de graduação e especialização.

Conclusão
Aprender inglês é fundamental para que você consiga desenvolver bem o aprendizado em um curso de especialização, sendo em alguns deles requisito obrigatório validado através de teste de proficiência. Com a ajuda de profissionais capacitados, suas conquistas vão ficar mais simples de serem alcançadas. A Wizard pode lhe ajudar a desenvolver o idioma para que você brilhe profissionalmente, seja no mercado de trabalho ou na carreira acadêmica.

Rua: Bento Gonçalves, 1500, Centro.

Telefone: (55) 3251-2452.

Mais artigos de Wizard Idiomas Santiago em Destaque