Coluna: Wizard Idiomas Santiago em Destaque

The bot is on the table
13 de Agosto de 2019 às 15:50
Como uma ferramenta baseada em Inteligência Artificial desenvolvida em parceria com a IBM aprimora o ensino de idiomas na rede Wizard.
Como uma ferramenta baseada em Inteligência Artificial desenvolvida em parceria com a IBM aprimora o ensino de idiomas na rede Wizard.
No princípio era o verbo. Depois vieram o sujeito, o pronome, o advérbio e tudo o mais que forma uma oração. Ainda que a grande maioria dos humanos seja capaz de aprender a ler e a escrever em seu idioma nativo, nem todos têm a mesma facilidade para ser proficiente em uma língua estrangeira. Talvez a razão esteja no método de ensino. Como se sabe, por décadas as aulas de inglês seguiram um protocolo padrão, partindo de frases elementares como “the book is on the table”. Felizmente, a tecnologia evolui também para facilitar o aprendizado. Agora, o que está sobre a mesa não é mais apenas um livro, mas sim algo mais parecido com um robô. Ou bot, na expressão de quem entende de tecnologia.
 
Em parceria com a IBM, a rede Wizard by Pearson desenvolveu o Wiz.me, assistente que usa Inteligência Artificial para o ensino de idiomas. Mais que ouvir e responder a perguntas dos alunos ou dar feedback sobre a pronúncia, oferece recursos como games para disputas sobre conhecimento entre os alunos, um scanner que permite a interação com textos e objetos para “traduzi-los” ao usuário, e até ferramentas para medir o progresso do aprendizado.
 
SMALL DATA “Usamos o conceito de ensino hídribo, ou blended learning, que expande o aprendizado por meio da combinação entre a tecnologia e a experiência presencial em sala de aula”, diz Piero Franceschi, vice-presidente de Franquias da Pearson, dona da rede Wizard, com 300 mil matriculados em todo o Brasil. “A tecnologia ajuda a engajar o aluno em um processo contínuo de vivenciar o idioma fora da escola”, afirma. Segundo pesquisas da própria Pearson, os recursos digitais oferecidos pela rede elevam em até 15% as notas dos alunos, na comparação com os que não usam o Wiz.me. A ferramenta tem cerca de 1,2 milhão de acessos por mês.
 
Entre os recursos mais utilizados está o Clash Hero, jogo de perguntas e respostas em que todos os alunos da rede competem entre si sobre conhecimentos gerais, em inglês. A plataforma avalia cada participante e mostra sua colocação em um ranking. “Ao mesmo tempo, um algoritmo interpreta as dificuldades de aprendizado e gera uma solução pedagógica específica”, afirma Franceschi. “É o que nós chamamos de small data, uma aplicação prática das informações coletadas de cada aluno durante sua jornada de interação com a ferramenta”. E as funcionalidades não param por aí. Espécie de dicionário multimídia, o Object Scan permite apontar a câmera do celular para um objeto e receber informações sobre a grafia e a pronúncia do nome em inglês. Com um robô amigo no lugar do velho e bom livro fica bem mais fácil aprender inglês.
 
Cada minuto perdido custa muito....
 
Enquanto você lê esta mensagem, o tempo está passando e junto com ele mais uma oportunidade de aprender inglês e ocupar aquela vaga pela qual você se preparou a vida inteira.
 
Não espere o próximo despertar.
 
Procure a Wizard o mais rápido possível, afinal, assim como o tempo, nossas condições especiais são limitadas! SOMENTE EM AGOSTO PREÇO PROMOCIONAL.

 

Rua Bento Gonçalves, 1500 – Fone: (55) 3251-5650 

Mais artigos de Wizard Idiomas Santiago em Destaque