A sequência de finais de semana com chuva deve continuar em Santiago. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Defesa Civil, divulgados nesta quinta-feira (23), a previsão indica novas instabilidades para o sábado (25), marcando o sexto fim de semana consecutivo com chuva na região.
Desde o dia 20 de setembro, a chuva tem aparecido sempre que o sábado ou o domingo chegam. O levantamento mostra que, em 2024, já choveu em 63 dias em Santiago. Os dias da semana com maior frequência de chuva foram justamente as segundas-feiras e os sábados, com 11 registros cada.
Na última semana, entre quinta e sábado, o acumulado chegou a 25 milímetros, seguido de uma queda acentuada na temperatura: o domingo amanheceu com 8,6°C, a menor mínima do mês, e a segunda-feira teve 9,2°C.
Calor retorna antes da nova frente fria
Após o frio, as temperaturas voltaram a subir. Na terça-feira e na quarta-feira, Santiago registrou máximas próximas de 27°C, e a maior temperatura do mês, até agora, ocorreu em 5 de outubro, com 31°C. De acordo com o Inmet, fazia 206 dias que os termômetros não ultrapassavam a marca dos 31°C no município — e a previsão indica que isso só deve voltar a ocorrer em novembro, quando são esperadas máximas de até 32°C.
Hoje, o tempo segue estável e quente, com máximas entre 27°C e 28°C, vento norte/nordeste com rajadas de até 29 km/h e umidade relativa do ar em torno de 70%. Em outras regiões do estado, como São João do Polêsine, as temperaturas já passaram dos 32°C, sendo a mais alta registrada nesta quarta-feira (32,5°C).
Sexto fim de semana com chuva e risco de temporais
Amanhã (sexta-feira) será o dia mais quente da semana, com previsão de 33°C a 34°C nas áreas mais quentes do Rio Grande do Sul. Já o sábado (25) deve começar com sol e calor, mas o tempo muda no decorrer do dia, com chuvas e risco de temporais isolados, especialmente entre a tarde e a noite.
A boa notícia é que a instabilidade enfraquece durante a noite de sábado, e o domingo (26) deve ter madrugada e manhã úmidas, mas com abertura de sol ao longo do dia.
Se as previsões se confirmarem, este será o sexto fim de semana consecutivo com chuva em Santiago. Porém, há sinal de mudança para o início de novembro, quando os dias 1º e 2 ainda não indicam chuva. Um novo sistema frontal, contudo, deve avançar entre 3 e 4 de novembro, trazendo acumulados acima de 20 milímetros e novas instabilidades para o estado.
A Defesa Civil segue monitorando as condições e reforça o alerta para possíveis temporais entre sexta e sábado, especialmente nas regiões central e noroeste do Rio Grande do Sul.















