Coluna: Notícias do Tempo e do Clima

Maio já registrou um total de 347 mm de chuva
27 de Maio de 2025 às 11:30
Da tarde para a noite da quarta-feira, queda nas temperaturas.
Da tarde para a noite da quarta-feira, queda nas temperaturas.

Informações Meteorológicas do INMET, com colaboração da Defesa Civil aqui de Santiago e também da EMATER.

Desde sábado passado que o Estado enfrenta chuvas. Nesses 147 dias de 2025, a chuva de hoje é a vigésima oitava do ano e a oitava chuva do mês.

Na previsão, mostra chuva ainda amanhã. Total neste mês até este momento 347 mm de chuva. Será que vai bater o ano passado, maio, quando choveu aqui 380 mm?

Em abril deste ano choveu em Santiago 146 mm, que era o mês mais chuvoso até o momento. Agora, com 347 mm, este maio já é o mais chuvoso do ano até agora. E possivelmente poderá ser o mais chuvoso do ano. Oito dias de chuva, 347 mm. Até ontem, segundo a Agropan, em Jari já choveu 298 mm, Capão do Cipó 222 mm. Joia 181.

Hoje, Vacaria com 12 graus foi a cidade mais fria do Estado. Santiago, de manhã cedo, mínima 15 graus. Vento sudoeste, rajadas de até 30 km por hora.

Chove em todas as regiões do Estado. Nesta manhã em São Borja, com vento de até 63 km por hora. Em duas pancadas de chuva em São Borja, 63 mm. Em Santiago, até o momento, estação meteorológica da nossa defesa civil, a chuva que começou às 6h46 está chegando agora nos 27 mm. Entre sábado e até este momento, 117 mm por aqui e 347 mm neste mês.

Para hoje, a previsão mostra 23 graus no máximo para nós. Com tempo estável, na quarta-feira, frio abaixo de 10 graus amanhã, máximo amanhã 20 graus. Da tarde para a noite da quarta-feira, queda nas temperaturas. Não chove e esfria muito no Estado.

Quinta-feira, sexta-feira, sábado e também domingo, o Instituto Nacional de Meteorologia fala em mínimas, com geadas no Estado, abaixo dos 5 graus.

Este frio, no mínimo, vai até segunda-feira que vem, dia 2 de junho. Depois, na terça-feira, dia 3, leve aquecimento. Ainda é cedo, pode mudar. A primeira chuva do mês está prevista para quarta-feira, dia 4.

Por Cassal Brum.

 

Mais artigos de Notícias do Tempo e do Clima