Coluna: Previsão do Tempo e temperatura

A partir deste domingo, teremos pancadas de chuva mais regulares na nossa região
22 de Janeiro de 2022 às 09:24
Na imagem do satélite,  chuva no Sul do estado, não descartando de tarde chuva eventual e localizada em outras regiões. O calor seguirá expressivo em algumas idades entre 39 a mais de 40 graus.
Na imagem do satélite, chuva no Sul do estado, não descartando de tarde chuva eventual e localizada em outras regiões. O calor seguirá expressivo em algumas idades entre 39 a mais de 40 graus.

Atualização da previsão do tempo
Sábado, 22/01/2022:

Hoje faz 33 dias seguidos que as temperaturas não baixam dos 30 graus, três vezes marcaram acima dos 39 graus e uma vez na quinta-feira temperatura histórica de 40,9 graus, a maior temperatura registrada por aqui num verão, algo sem precedentes.

Mas tem notícia boa, estes calorões tem data para terminar:

Começarão a diminuir a partir da próxima quinta-feira (27). A mudança ocorre devido à passagem de uma frente fria por aqui, quebrando o bloqueio atmosférico que mantém a massa de ar quente. Não é que vá fazer frio, a intensidade do calor que irá diminuir.

Fevereiro por mais que aqueça, temperaturas tão alta que nem estas, não serão sentidas.

---------------

A chuva:

Ontem algumas escaramuças pela região.

Choveu ontem de tarde em Santa Maria mas só no lado leste da cidade - Camobi - chuva boa 35mm por lá, mas só um lado da cidade foi atingido.

Aqui de tardezinha alguns chuviscos que também não atingiram toda a cidade.

As chuvas do mês, como andam em algumas cidades:

São Vicente do Sul 94mm; Santa Maria 67mm; Tupanciretã 55mm.

Santiago neste mês choveu 4 vezes: nos dias 02; 04; 17 e dia 20 totalizando na Estação do Inmet pouca chuva, apenas 48mm, o pior índice de chuvas num janeiro até agora.

Faltando poucos dias para terminar o mês, ainda tem possibilidade destes índices melhorarem.

Segundo o Inmet, entre este domingo (23) e a quinta-feira(27)-cinco dias- as chuvas em forma de pancadas serão mais regulares por aqui.

Embora chova, nestes cinco dias, os índices seguirão baixos. Os dias em que marca chover mais é na quarta-feira (26) e na quinta-feira(27), se der tudo certo com as chuvas da semana que vem, tem chance das chuvas neste dias – entre 23 a 27- passar dos 30mm por aqui.

Já choveu aqui 48mm neste mês, tem mais chuva pra vir, mas possibilidade de passar dos 100mm neste mês, segue difícil.

O pior janeiro em chuva registrado em Santiago foi o de 2012, quando durante todo o janeiro choveu aqui 66mm, se neste janeiro chover menos que 66mm, será o pior janeiro da história por aqui.

---------------

Então:

  • Calor hoje segue acima dos 38 graus em boa parte das regiões oeste, noroeste e norte do estado.
  • Faltam poucos dias para esta onda de calor ir embora.
  • Dentro do normal as temperaturas do fevereiro no máximo chegam nos 37 graus por aqui, mas calorão que nem estes na casa dos 39, 40 graus não tem previsão.

Chuva:

  • Este verão esta sendo o pior em chuvas desde 2009. Tem previsão em forma de pancadas no decorrer da semana que vem.
  • Os índices de chuvas pra semana que vem preveem entre 25 a 35mm, no geral as chuvas seguirão, abaixo da média.

---------------

Fontes: Instituto nacional de Meteorologia- INMET/Sistema de Monitoramento e Alertas Agro climático/SIMAGRO/Instituto Rio-grandense do Arroz – Irga.

Por Cassal Brum

Mais artigos de Previsão do Tempo e temperatura