Coluna: @ Serra gaúcha - Por Oliveira Junior

Brique, a cara do trabalho e sem taxinhas
10 de Novembro de 2017 às 14:12
O Brique da Praça ganha enfoque na coluna semanal de Oliveira Júnior.
O Brique da Praça ganha enfoque na coluna semanal de Oliveira Júnior.

Você, com certeza, percebe que as notícias que falam em tragédias, roubos, furtos, corrupção, falcatruas, etc, habitualmente roubam a cena. Permita-me, mas quero trafegar pelo lado contrário, isto é, comentar coisas boas. Por exemplo, estive dando uma clássica espiadinha no site da Prefeitura de Santiago por recomendação da minha maninha Margo que reside na Terra dos Poetas e vi o quanto foi importante a criatividade do atual prefeito santiaguense, Tiago Gorski e sua secretaria de turismo, colocando em prática o "Brique da Praça".

Olha que legal, as pessoas interessadas em trabalhar, mesmo em pleno domingo, ganhar seu dinheiro honrosamente, mostrar criatividade e um ponto mais do que importante, "sem a exigência de pagar alvará ou qualquer taxa", ou seja, tributo arrecadado pela união, estados e municípios quanto a prestação de certos serviços. Isso é dignificante. Eu não estou aqui politicando, de maneira alguma, só que as boas ações devem ser comentadas. Porque num país em que os governos, se puderem, tiram até as calças do peão, (nós povo), ainda surge alguém nesse emaranhado de cobranças, dizendo: "Põe tua barraquinha ali e vai ao trabalho, gratuitamente".

Eu não tive dúvida, assim que curti a página da prefeitura de Santiago aqui na cidade maior produtora de vinhos e uvas do país, na serra gaúcha, imediatamente compartilhei. Ganhei algum cachê para isso? Claro que não. Todavia, ganhei a oportunidade de ajudar a divulgar algo de bom, algo que gera trabalho sem explorar o povo que quer e precisa trabalhar, e se, eu estivesse aí, também estaria no brique da praça Moisés Viana vendendo pipoca, lembrancinhas, sei lá, algo do tipo, porque trabalhar honestamente é uma honra.

Parabenizo daqui minha comadre Isa, minha irmãzinha Margo, a Eliane, e tantos amigos/amigas que galhardamente e com sorriso nos lábios, lá estão no Brique da Praça mostrando suas artes, seus talentos com a cara da vontade e do trabalho honesto. Claro, palmas pra você, Prefeito Tiago Gorski, pela atitude humana de dar oportunidade a quem quer e gosta de trabalhar, e o importante, "sem exigir a cobrança das famosas taxinhas que sugam o bolso do povo".

Falar em povo, que bom poder parabenizar todo povo santiaguense, uma vez que estamos vendo as autoridades santiaguenses premiarem àqueles que plantam e fazem crescer ainda mais a cultura santiaguense, desta vez, com a chamada "Calçada da Fama". Miguel Marques, hoje, 10 de novembro 2017, é a tua vez. Enquanto teus pés pisam esse honroso local, tua voz se espalha e é levada pelo vento aos mais longínquos rincões, querências, canhadas e ultrapassando fronteiras. "Enquanto sorvemos um mate, desfrutamos, nas rádios por aí afora, da cultura e da voz desses soberbos cantores/poetas".

Direto da serra gaúcha- Oliveira Junior.  

Mais artigos de @ Serra gaúcha - Por Oliveira Junior