Coluna: @ Serra gaúcha - Por Oliveira Junior

Acendendo a chama aos que ascenderam nessa Pátria
17 de Setembro de 2021 às 07:40
Os festejos da Semana Farroupilha serviram de inspiração para Oliveira Junior homenagear na sua coluna de hoje dois brasileiros ilustres: Anita Garibaldi e Oswaldo Aranha
Os festejos da Semana Farroupilha serviram de inspiração para Oliveira Junior homenagear na sua coluna de hoje dois brasileiros ilustres: Anita Garibaldi e Oswaldo Aranha

O Rio Grande do Sul está com a chama farroupilha clareando os campos e coxilhas da nossa pátria rio-grandense. E em Santiago Baita Chão não é diferente, uma vez que Santiago valoriza, honra e sempre relembra nossos heróis farroupilhas que deixaram nossa plaga gaúcha avermelhada de sangue para defendê-la com o sacrifício da própria vida.

Nossas entidades tradicionalistas e nossa Prefeitura santiaguense levaram para o podiun nesse 2021, o imponente nome de Ana Maria de Jesus Ribeiro,”Anita Garibaldi”, para honrá-la nos festejos da Semana Farroupilha da Terra dos Poetas. Anita é chamada Heroína dos Dois Mundos por ter participado de diversas batalhas ao lado do seu marido Giuseppe Garibaldi, em diversas batalhas, entre elas, a Guerra dos Farrapos. Anita morreu aos 28 anos de idade, a 04 de agosto de 1831, com febre e grávida de seu quinto filho.

Outro nome imponente que merece reverência é o alegretense Oswaldo Euclides de Sousa Aranha,”Osvaldo Aranha”, que veio a falecer aos 76 anos de idade. Quero relembrar aqui, que dia 16 de setembro de 1947, portanto, há 74 anos, o grande Oswaldo Aranha era nomeado Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, ONU, único brasileiro a ocupar esse cargo até os dias de hoje. Portanto, na coluna de hoje, faço questão de mencionar e homenagear nomes ilustres que brilharam e sempre cintilarão no cenário mundial. São vultos que jamais deixarão de constar nos protocolos, nas maiores honrarias, uma vez que nos legaram uma história inapagável. Parabéns Prefeitura de Santiago e digníssimas entidades tradicionalistas que estão acendendo a chama aos que ascenderam nessa Pátria, tornando-a ainda maior.


Direto da Serra Gaúcha, Oliveira Junior.

Mais artigos de @ Serra gaúcha - Por Oliveira Junior