Coluna: Geral RS

EUA oferece recompensa de US$ 1 milhão por filho de Bin Laden
01 de Março de 2019 às 10:31
Inteligência norte-americana acredita que Hamza lidera grupo que opera na Síria | Foto: AFP / CP
Inteligência norte-americana acredita que Hamza lidera grupo que opera na Síria | Foto: AFP / CP

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira uma recompensa de um milhão de dólares por informações sobre um dos filhos do falecido líder da rede Al Qaeda, Osama bin Laden, ao catalogá-lo como um dirigente em ascensão no grupo extremista. A localização de Hamza bin Laden, às vezes chamado de "príncipe herdeiro da jihad", tem sido objeto de especulações por anos, com alguns informes no Paquistão, no Afeganistão ou em prisão domiciliar no Irã.

"Desde pelo menos agosto de 2015, tem publicado mensagens de áudio e vídeo na internet, pedindo ataques aos Estados Unidos e seus aliados ocidentais, e ameaçado com ataques aos Estados Unidos em vingança pela morte de seu pai, assassinado em maio de 2011 por soldados americanos", escreveu a diplomacia americana em um comunicado.

Segundo especialistas em grupos islamitas, o jovem, agora em seus 30 anos, está a cargo do grupo Ansar al-Fourqan, que tem recrutado durante alguns meses na Síria os combatentes mais doutrinados da Al Qaeda ou à organização jihadista Estado Islâmico.

Há documentos, entre eles as cartas reveladas pela AFP em maio de 2015, que mostram que Osama Bin Laden pretendia que tivesse êxito à frente da Jihad global antiocidental.

Entre os arquivos do líder jihadista apreendidos durante a operação americana em 2011, na qual o extremista foi morto no Paquistão, e revelados no fim de 2017 pela CIA, também está um vídeo do casamento de seu filho, Hamza, aparentemente no Irã. 

Fonte: Correio do Povo.

Mais artigos de Geral RS