Coluna: Geral RS

Polícia Civil deflagra operação de combate a crimes rurais na região
11 de Dezembro de 2018 às 13:58
No decorrer das investigações, pelo menos sete inquéritos policiais foram instaurados para apurar crimes praticados pela organização criminosa.
No decorrer das investigações, pelo menos sete inquéritos policiais foram instaurados para apurar crimes praticados pela organização criminosa.

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira, 11, a Operação Campo Seco, para desarticular uma Organização Criminosa que praticava crimes rurais em diversos municípios gaúchos. As investigações tiveram início no mês de janeiro, após um violento roubo de defensivos agrícolas ocorrido na localidade de Campo Seco, divisa entre os municípios de Rosário do Sul e Dom Pedrito.

O trabalho, que foi coordenado pelos delegados André Mendes e Cristiano Ritta, iniciou com a então Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato e continuou através da DECRAB. 

O Delegado André Mendes relatou que a investigação levou a uma organização criminosa especializada em roubos e furtos a defensivos agrícolas, com participação também em crimes como tráfico de drogas e abigeato, tendo atacado vários municípios da região da campanha como: Rosário do Sul, Cacequi, São Vicente do Sul, São Gabriel, Lavras do Sul, Dom Pedrito, entre outros. No decorrer das investigações, pelo menos sete inquéritos policiais foram instaurados para apurar crimes praticados pela organização criminosa.

A polícia representou por 30 medidas judiciais junto ao Poder Judiciário da Comarca de Rosário do Sul, entre elas prisões preventivas, mandados de busca e apreensão, quebras de sigilo telemático, entre outras. As representações tiveram parecer favorável do Ministério Público e foram deferidas pelo Poder Judiciário, que autorizou 07 prisões preventivas e 18 mandados de busca e apreensão. Participaram da Operação, 120 policiais civis que cumpriram as ordens judiciais nos municípios de Cacequi, Jaguari, Santa Maria, Dom Pedrito e Rosário do Sul. Em Cacequi e Jaguari, até celas de presidiários foram alvos da Operação.

Até o momento já foram presas nove pessoas e um adolescente apreendido. Foram apreendidos agrotóxicos, carne sem procedência, drogas, armas e munições.







 
Texto, fotos e vídeo: Polícia Civil/Divulgação.

 

Fonte: Rafael Nemitz.

Mais artigos de Geral RS