Coluna: Geral RS

México é tradicional freguês do Brasil em Copas
28 de Junho de 2018 às 11:25
Brasil venceu a Sérvia e confirmou primeiro lugar do grupo | Foto: Jorge Guerrero / AFP / CP
Brasil venceu a Sérvia e confirmou primeiro lugar do grupo | Foto: Jorge Guerrero / AFP / CP

O México, adversário nas oitavas de final, na segunda-feira, em Samara, é um tradicional adversário da Seleção Brasileira em Copas do Mundo. A vantagem nos confrontos é toda do Brasil.

O último encontro entre as duas seleções, no entanto, entre um total de quatro, na primeira fase da Copa de 2014, terminou empatado, com grande atuação do goleiro Ochoa, que impediu que o placar saísse do zero. Para evitar o clima de já ganhou, Tite deverá usar como referência mais aquele jogo, no qual o Brasil era tido como amplo favorito, e não conseguiu marcar, do que todos os outros que a seleção ganhou com facilidade do adversário em Mundiais.

A seleção mexicana é a terceira que mais enfrentou o Brasil em Copas, ao lado de Escócia, Argentina, Iugoslávia, Chile, Inglaterra e França. Nos anos 50, quando houve dois jogos, o Brasil venceu com facilidade.

Na abertura da Copa de 1950, com 120 mil pessoas no Maracanã, Ademir fez o primeiro gol. Jair Rosa Pinto, Baltazar e, de novo, Ademir completaram o placar. O México tinha como goleiro o lendário Antonio Carbajal, um dos que mais jogaram Copas, totalizando cinco.


Na primeira partida brasileira na Copa de 1954, nova goleada sobre o México de Carbajal. Djalma Santos era uma das referências da seleção brasileira, em jogo que terminou 5 a 0. O Brasil seria eliminado pela Hungria, já na fase seguinte, sendo derrotado por 4 a 2.

Antes de 2014, as duas seleções se enfrentariam na Copa de 1962, na única partida em que Pelé esteve em campo o tempo inteiro naquele mundial. Zagallo fez 1 a 0 de peixinho e Pelé completou o placar com um um dos seus gols mais bonitos em Copas. Depois, ele se contundiu no jogo seguinte, contra a Tchecoslováquia e foi muito bem substituído por Amarildo.

Fonte: Correio do Povo.

Mais artigos de Geral RS