Coluna: Geral RS

MEC autoriza curso de Medicina na URI
29 de Novembro de 2017 às 15:11
MEC publicou a portaria no Diário Oficial da União autorizando definitivamente a abertura do curso de Medicina na URI Erechim.
MEC publicou a portaria no Diário Oficial da União autorizando definitivamente a abertura do curso de Medicina na URI Erechim.

O reitor da URI, Luiz Mario Silveira Spinelli, disse que “este é um momento de um significado muito grande na vida da Universidade”, referindo-se à autorização de funcionamento do curso de Medicina pelo MEC na URI. Reconhecendo a relevância de todos os demais cursos já existentes na instituição, de acordo com o reitor, “após uma trajetória de muitas conquistas, chegamos agora a um momento diferenciado porque ele responde a um anseio de uma comunidade que sempre acreditou na força de uma instituição comunitária como a URI é”. Visivelmente emocionado, porém tranquilo, Luiz Mario Silveira Spinelli, avalia que este é mais um objetivo concretizado, fruto da contribuição de muitas pessoas. “E que venham outros grandes momentos na vida da nossa Universidade”.

O Ministério de Educação – MEC publicou a portaria nesta quarta - feira, 29, no Diário Oficial da União,autorizando definitivamente a abertura do curso de Medicina na URI Erechim. A Universidade deve anunciar em breve quando e como vai se dar a seleção da primeira turma. O anúncio foi feito pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, através da Portaria N° 1.216, de 28 de novembro de 2017, que autoriza o curso com 55 vagas anuais e prazo mínimo para integralização de 6 anos. O curso de Medicina vem coroar um trabalho desenvolvido há vários anos e oferecerá mais um campo de formação profissional que trará grande contribuição para a saúde e o desenvolvimento regional.

As razões para a implantação da Medicina na URI são muitas. Em primeiro lugar, por ser uma Universidade marcadamente comunitária e oferecer um ensino cada vez mais qualificado, sendo um modelo de referência educacional. Além disso, o histórico da URI atesta toda sua contribuição em prol do desenvolvimento regional há mais de quatro décadas. Inicialmente como um centro de ensino superior e, há 25 anos, como Universidade juntamente com os câmpus de Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Santiago, Cerro Largo e São Luiz Gonzaga.

E foi nesse período que a Instituição se consolidou como uma Universidade formadora também na área da saúde. Em pouco mais de duas décadas a Universidade implantou o curso Técnico em Enfermagem e sete cursos de graduação: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Educação Física Licenciatura e Bacharelado, Nutrição e Odontologia. Ao longo destes anos formou aproximadamente quatro mil profissionais na área da saúde.

 

Foto: Laboratórios de Medicina já estão prontos para receber os futuros alunos

 

Crédito: Ascom/URI Erechim 

Fonte: Núcleo de Comunicação / URI Santiago.

Mais artigos de Geral RS