Coluna: Geral RS

Desarticulada quadrilha que aplicava golpes em clientes de cartões de crédito no RS e em SP
03 de Maio de 2017 às 09:32
Polícia Civil realizou operação no começo da manhã desta quarta-feira Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS
Polícia Civil realizou operação no começo da manhã desta quarta-feira Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS

 A Polícia Civil realizou, na manhã desta quarta-feira, uma operação que desarticulou uma quadrilha que aplicava golpes em clientes de operadoras de cartão de crédito no Rio Grande do Sul e em São Paulo. O delegado Hilton Müller Rodrigues, titular da 3ª Delegacia de Polícia (DP) de Porto Alegre, responsável pela investigação, apura os crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

A chamada Operação Privilege reuniu 50 policiais nos dois Estados para cumprir 11 mandados de prisão temporária de integrantes do grupo e 12 de busca e apreensão na capital paulista, onde foram identificados quatro suspeitos, na capital gaúcha e em Viamão. Ao todo, 29 vítimas foram identificadas. Elas foram lesadas em R$ 422 mil. Até as 9h, três pessoas haviam sido presas em São Paulo e cinco no Rio Grande do Sul.

O golpe ocorria por meio de contato por telefone com clientes de operadoras dos cartões Visa e Master em Porto Alegre. Em São Paulo, os criminosos se passavam por funcionários da central de segurança das empresas. Eles informavam que uma compras não havia sido realizada e que precisavam seguir as instruções para resolver o problema.

Um dos procedimentos consistia em digitar a senha do cartão no teclado do telefone, para, logo em seguida, inutilizar o mesmo, mas sem danificar o chip. Depois disso, o cliente deveria escrever uma carta de próprio punho contestando a compra e entregar a um agente de segurança um envelope contendo a carta e o chip. Na verdade, esses agentes eram integrantes gaúchos da organização criminosa.

Os investigados utilizavam o chip do cliente enganado em um novo cartão, confeccionado pelo próprio grupo criminoso. Com esse cartão falso e com a senha repassada através do contato telefônico, os suspeitos passavam a realizar compras no comércio e a fazer saques bancários, causando prejuízos às vítimas.

O delegado Müller verificou ainda que alguns suspeitos paulistas se deslocaram para Porto Alegre somente para fazer compras e sacar dinheiro em agências, retornando posteriormente. Os gaúchos eram responsáveis por pegar o chip dos cartões das vítimas e repassar informações privilegiadas para o restante do bando. Entre elas, o nome completo dos clientes das operadoras, o endereço residencial e o telefone fixo.

Fonte: Portal ClicRBS.

Mais artigos de Geral RS