Valdeci Oliveira (PT) e Rodrigo Decimo (PSDB) vão para o segundo turno nas eleições para a Prefeitura de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada às 19h30 deste domingo (6), pela Justiça Eleitoral, diante da impossibilidade de qualquer candidato chegar a 50% mais um voto.
Com 100% das urnas apuradas, Valdeci Oliveira ficou com 40,63% dos votos válidos. Já Rodrigo Decimo marcou 25,86%.
Na sequência, aparecem Roberta Leitão (PL), com 18,61%, e Riesgo (Novo), com 10,48%.
Santa Maria fica na Região Central do estado e tem 282.244 habitantes, segundo o IBGE.
Quem são os candidatos
Antônio Valdeci Oliveira da Silva tem 67 anos, é natural de Dilermando de Aguiar, então distrito de Santa Maria, e atualmente cumpre o quarto mandato consecutivo como deputado estadual na Assembleia Legislativa. Ex-prefeito de Santa Maria por dois mandatos (2001-2008), sendo o primeiro prefeito reeleito da história da cidade, e deputado federal em duas legislaturas, uma delas como suplente, Valdeci também foi eleito vereador do município por duas oportunidades.
Rodrigo Décimo tem 55 anos, é natural de Uruguaiana e atualmente ocupa o cargo de vice-prefeito na gestão de Jorge Pozzobom. Eleito em 2020 pelo extinto PSL, filiou-se ao Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB) em abril. Concorre à prefeitura de Santa Maria pela primeira vez. Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é empreendedor do ramo da construção civil no município, para onde se mudou ainda na adolescência.
Fonte: G1