Na noite de sexta-feira (24), o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais cinco réus pelos atos do dia 8 de janeiro de 2023 em Brasília.
Entre os julgados por depredação à Praça dos Três Poderes está o empresário santa-mariense Eduardo Zeferino Englert, denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de associação criminosa armada, golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado.
Com a decisão, Englert e outros quatro condenados terão de cumprir pena de 17 anos de prisão em regime inicial fechado. Procurado pelo Diário, o advogado do empresário, Marcos Azevedo, não retornou o contato até a publicação desta matéria.
No início do mês, Azevedo manifestou que estava confiante, já que, naquele momento, o relator, o ministro Alexandre de Moraes, havia pedido destaque na ação - que remeteria o julgamento para o plenário físico e anularia os votos virtuais. No entanto, dias depois, o próprio relator retirou a solicitação.
Além do santa-mariense, foram condenados na sexta-feira: Rosely Pereira Monteiro, Angelo Sotero de Lima, Alethea Verusca Soares e Ana Paula Neubaner Rodrigues. Com o julgamento, realizado no formato virtual, o STF já condenou 30 pessoas pelos atos de 8 de janeiro.
Fonte: Bei.