Coluna: Geral RS

Prefeitura de Tenente Portela investiga caso de diretora suspeita de morder aluno de 4 anos
27 de Junho de 2022 às 17:15
Mordida que a diretora da escola teria dado na mão de aluno em Tenente Portela — Foto: Arquivo pessoal
Mordida que a diretora da escola teria dado na mão de aluno em Tenente Portela — Foto: Arquivo pessoal

A Prefeitura de Tenente Portela, na Região Norte do Rio Grande do Sul, iniciou nesta segunda-feira (27) o processo administrativo responsável por apurar o caso de uma diretora de escola suspeita de agredir um aluno de 4 anos. A educadora teria mordido a criança em uma das mãos e admitido isso em gravações de áudio encaminhadas à família.

Uma comissão foi nomeada para conduzir os trabalhos. Paralelamente, a Polícia Civil investiga o caso.

"Na tarde de hoje [segunda, 27], serão feitos os primeiros encaminhamentos. Até então não foi solicitado o afastamento da servidora, que poderá ser feito a partir de indicação da comissão", diz o secretário de Administração, Paulo Farias.

A servidora pública, que não terá a identidade divulgada porque é considerada suspeita – e não condenada – de um crime, disse ao g1 que ainda não havia tomado conhecimento do inquérito policial e que só se manifestaria a respeito do caso ao longo do processo investigativo.

As atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sadi Fortes foram mantidas normalmente, segundo o secretário. A coordenadora escolar da instituição está respondendo pela direção da escola.

Entenda o caso:

A agressão teria ocorrido no dia 21 de junho dentro da escola, que fica no bairro Rubino Marroni. Segundo a mãe do menino, a diretora da instituição encaminhou gravações em áudio para o celular do pai da criança, ao final do dia de aula, informando ter dado a mordida e justificando a razão de ter feito isso.

Só mais tarde que a mãe viu o menino e começou a pedir esclarecimentos da diretora. Em uma das gravações, a diretora teria confirmado a mordida.

"Mas, infelizmente, eu tinha vontade de morder de verdade. Porque o seu filho foi muito mal criado com os coleguinhas hoje."

Ainda conforme a mãe do aluno, a mordida foi forte. O menino teria dito para ela que doeu e que chorou por causa dela.

De acordo com o delegado Roberto Audino, uma cópia de um dos áudios foi entregue pela mãe da criança à Polícia Civil. "Se ficar comprovado que a suspeita agrediu a criança, ela poderá responder por lesão corporal e por crime previsto no Estatuto da Criança e Adolescente", afirma.

Os pais decidiram transferir a criança de escola depois da agressão. Inicialmente, segundo a mãe do menino, a Secretaria da Educação teria recusado fazer a mudança porque não haveria vaga em outra instituição. No entanto, a situação mudou quando ela reproduziu o áudio para servidores da pasta.

Fonte: G1.

Mais artigos de Geral RS