Coluna: Geral RS

Nova queda de meteoro fireball é registrada no RS
15 de Março de 2021 às 09:13
Meteoro foi observado no litoral gaúcho e Região Metropolitana de Porto Alegre - Observatório Espacial Heller & Jung/Divulgação
Meteoro foi observado no litoral gaúcho e Região Metropolitana de Porto Alegre - Observatório Espacial Heller & Jung/Divulgação

A queda de um meteoro foi registrada por volta das 23h15 da noite de sábado (13), sobre o Litoral gaúcho e ao leste da cidade de Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Imagens do Observatório Espacial Heller & Jung registraram o fenômeno.

Segundo o professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Espacial Heller & Jung, o meteoro fireball classe lambda Leonids entrou na atmosfera a uma altitude de cerca de 87 km e se extinguiu a 81 km, com uma duração total de pouco mais de um segundo.

A última ocorrência parecida com a deste fim de semana aconteceu em fevereiro. Chamados de fireball por terem brilho elevado, esses meteoros são fragmentos de um cometa ou asteroide maior.

“Estamos aguardando novas quedas de meteoros que são fragmentos de asteroides e cometas que poderão produzir um bonito espetáculo para quem tiver a oportunidade de observar o céu”, pontua Jung.

 
Fonte: Observador Regional, com informações do G1

Mais artigos de Geral RS