Coluna: Geral RS

Prefeitos gaúchos assinam acordo com o Butantan para compra de vacina
11 de Dezembro de 2020 às 09:15
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Prefeitos gaúchos assinaram, nesta quinta-feira (10), um protocolo de intenções para a aquisição da vacina Coronavac, desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. As tratativas iniciaram pelo Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), que deve se reunir novamente, nesta sexta (11), para avaliar os próximos passos

O ato aconteceu no fim da tarde, no Butantan, com participação dos prefeitos Leonardo Pascoal, de Esteio, Maneco Hassen, de Taquari, e Ary Vanazzi, de São Leopoldo. Antes, os três haviam conhecido a sede do instituto.

"Temos a expectativa de que uma campanha nacional de vacinação seja efetivada pelo Ministério da Saúde. Porém, até que isso ocorra, vamos alinhavando esse Plano B", explica a prefeita de Nova Santa Rita e presidente da Granpal, Margarete Ferretti.

O Instituto Butantan iniciou na quarta-feira (9) o envase da Coronavac, etapa final de produção da vacina. A expectativa, segundo o governo de SP, é conseguir envasar entre 600 mil e 1 milhão de doses por dia.

O primeiro lote terá aproximadamente 300 mil doses. A imunização será feita em duas etapas.

"Quem vê de perto os laboratórios não tem como duvidar da eficácia da vacina. É emocionante tocar naquele frasco, que representa a esperança de milhões de pessoas. Hoje saímos convictos de que estamos mais próximos do fim disso tudo", disse Pascoal.

Na terça, o governador Eduardo Leite confirmou ter entrado em contato com o Instituto Butantan com o objetivo de comprar a Coronavac. Mais tarde, porém, após uma reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que confia que o governo federal irá desenvolver um plano de imunização nacional.

A CoronaVac ainda está na terceira fase de testes, estágio em que a eficácia precisa ser comprovada antes da liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Fonte: RD Foco

Mais artigos de Geral RS