Coluna: Geral RS

Fumaça dos incêndios na Amazônia e Centro-Oeste do Brasil chegarão ao RS e SC
09 de Setembro de 2020 às 10:06

A configuração do fluxo meridional em baixos níveis proveniente do transporte de calor e umidade do norte do Brasil nesta quarta-feira (9), irá favorecer o avanço de uma densa camada de poluição que atua na região do Brasil central em direção ao Rio Grande do Sul. Algumas áreas como o norte e noroeste do RS que irão começar a quarta-feira com a presença do sol e pouca nebulosidade, poderão sentir melhor os efeitos da chegada das fumaças.

Além do horizonte com tons alaranjados, não descarta-se a ocorrência de chuva ácida, que basicamente seria a precipitação com tons mais escuros (água turva quando acumulada em recipientes). Esse fenômeno está relacionado à presença do material particulado originado da queima de biomassa em decorrência das queimadas no centro-norte do Brasil: o carbono negro (black carbon), o qual precipita em companhia das gotas de chuva e dá o aspecto turvo na coloração da água.

As simulações numéricas do Centro Meteorológico Europeu mostram uma ampla e densa pluma de aerossóis no interior da América do Sul, descendo da região amazônica somando com as queimadas do pantanal matogrossense até o Sul do Brasil.

Ao longo da quinta-feira (10), o avanço de uma frente fria deve afastar essa fumaça do RS em direção a áreas de SC, porém com menos intensidade, no entanto não descarta-se a ocorrência desses fenômenos citados anteriormente entre o oeste, planalto sul e áreas de maior altitude de SC.

Entre a sexta-feira (11) e o sábado (12) a situação volta a complicar entre o norte/nordeste da Argentina, sul do Paraguai até o Rio Grande do Sul devido a uma nova configuração do Jato de Baixos Níveis (JBN) auxiliando no transporte desses poluentes, e somado com a presença das áreas que instabilidade que estarão atuando sobre o RS, deve acabar favorecendo uma nova ocorrência de chuva ácida em algumas regiões do estado.

Fonte: Sigma Meteorologia.

Mais artigos de Geral RS